07/10/2019

HORTIFRUTI/CEPEA: Projeto Citros completa 25 anos!

Cepea levanta informações a respeito do mercado de citros

Por Cepea
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Projeto Citros completa 25 anos!Ver fotos

Piracicaba, 07 – Há 25 anos, o setor citrícola nacional conta com informações confiáveis no que se refere a preços e análises: o Projeto Citros, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, levanta informações a respeito do mercado de citros (laranja e lima ácida tahiti in natura e indústria e tangerina e tangor in natura), contabilizando, desde 1994, quase 620 mil dados. Além disso, o Projeto soma pouco mais de 10 anos de levantamento de custos de produção do setor.

Todo esse banco de dados, por sua vez, sustentou e continua sendo base para a elaboração de análises conjunturais de mercado realizadas tanto pelo Cepea quanto por agentes do setor citrícola, além de fundamentar artigos científicos. Ao longo desses 25 anos, a equipe do Projeto Citros também esteve presente em diversas palestras e eventos nacionais e internacionais.

Essa história só foi possível porque, desde seu início, os agentes atuantes no mercado citrícola se predispuseram a fornecer dados ao Cepea, reconhecendo a importância para eles próprios da informação elaborada com base em métodos cientificamente recomendados.

Com 25 anos de história, o Projeto Citros do Cepea também acumula prêmios do setor. Em 2007, a Equipe do Cepea foi homenageada com o "Prêmio Centro de Citricultura". Em 2012, a pesquisadora e coordenadora do Projeto Citros e também professora da Esalq/USP, Margarete Boteon, recebeu o "Prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura", do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, que é vinculado ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Em 2015, Margarete foi agraciada com o prêmio Hall da Fama da Citricultura Brasileira, do Grupo de Consultores em Citros (GCONCI). As conquistas do Projeto Citros/Cepea são estímulos para a continuidade de seu crescimento.

BASE DE DADOS – Os preços médios diários do setor citrícola das regiões paulistas de Araraquara, Bebedouro, Catanduva, Limeira e Mogiana – e a base de dados completa – são disponibilizados aqui mesmo, no site da HF Brasil. Neste portal também estão reunidos análises de mercado, vídeos e todas as edições da revista impressa Hortifruti Brasil, publicação que traz mensalmente análise conjuntural do setor e, anualmente (todos os meses de maio), matéria completa sobre gestão da citricultura.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: base de dados, Cepea, citros, Citros Cepea, Hortifruti Brasil, levantamento de preço de citros, mercado citrícola, preços de laranja, preços de tahiti, projeto citros, setor citrícola paulista

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui