×
Citros
Outubro 7, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Projeto Citros completa 25 anos!
Cepea levanta informações a respeito do mercado de citros

Por Cepea
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Projeto Citros completa 25 anos! Ver fotos

Piracicaba, 07 – Há 25 anos, o setor citrícola nacional conta com informações confiáveis no que se refere a preços e análises: o Projeto Citros, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, levanta informações a respeito do mercado de citros (laranja e lima ácida tahiti in natura e indústria e tangerina e tangor in natura), contabilizando, desde 1994, quase 620 mil dados. Além disso, o Projeto soma pouco mais de 10 anos de levantamento de custos de produção do setor.

Todo esse banco de dados, por sua vez, sustentou e continua sendo base para a elaboração de análises conjunturais de mercado realizadas tanto pelo Cepea quanto por agentes do setor citrícola, além de fundamentar artigos científicos. Ao longo desses 25 anos, a equipe do Projeto Citros também esteve presente em diversas palestras e eventos nacionais e internacionais.

Essa história só foi possível porque, desde seu início, os agentes atuantes no mercado citrícola se predispuseram a fornecer dados ao Cepea, reconhecendo a importância para eles próprios da informação elaborada com base em métodos cientificamente recomendados.

Com 25 anos de história, o Projeto Citros do Cepea também acumula prêmios do setor. Em 2007, a Equipe do Cepea foi homenageada com o "Prêmio Centro de Citricultura". Em 2012, a pesquisadora e coordenadora do Projeto Citros e também professora da Esalq/USP, Margarete Boteon, recebeu o "Prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura", do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, que é vinculado ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Em 2015, Margarete foi agraciada com o prêmio Hall da Fama da Citricultura Brasileira, do Grupo de Consultores em Citros (GCONCI). As conquistas do Projeto Citros/Cepea são estímulos para a continuidade de seu crescimento.

BASE DE DADOS – Os preços médios diários do setor citrícola das regiões paulistas de Araraquara, Bebedouro, Catanduva, Limeira e Mogiana – e a base de dados completa – são disponibilizados aqui mesmo, no site da HF Brasil. Neste portal também estão reunidos análises de mercado, vídeos e todas as edições da revista impressa Hortifruti Brasil, publicação que traz mensalmente análise conjuntural do setor e, anualmente (todos os meses de maio), matéria completa sobre gestão da citricultura.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
base de dados
Cepea
citros
Citros Cepea
Hortifruti Brasil
levantamento de preço de citros
mercado citrícola
preços de laranja
preços de tahiti
projeto citros
setor citrícola paulista