×
Março 31, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Programa Escola Sustentável é implantado no BR
Escolas da BA devem oferecer alimentos mais saudáveis na merenda

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Programa Escola Sustentável é implantado no BR Ver fotos

Piracicaba, 31 – As escolas públicas de quatro cidades do estado da Bahia devem passar por uma transição de todas as refeições servidas em seus refeitórios até o fim de 2019, para 100% à base de vegetais. A mudança faz parte do projeto "Escola Sustentável", liderado pela HSI (Humane Society International) no Brasil e pelo Ministério Público da Bahia, que visa promover hábitos alimentares saudáveis aos alunos, reduzir o desperdício de água e colaborar com a produção local.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge 20% das pessoas adultas. Já entre as crianças menores de cinco anos, estima-se que 7,3% estão acima do peso – cenário que também tem motivado a criação de campanhas por parte do Ministério da Saúde.

As cidades de Serrinha, Barroca, Teofilândia e Biritinga serão as primeiras do mundo a assumir este compromisso de oferecer refeições exclusivamente baseadas em vegetais, segundo a HSI. A princípio, 30 mil alunos serão atendidos pelo plano, que deve reduzir o consumo de carne, laticínios e ovos em aproximadamente 25% por semestre, e aumentar a ingestão de frutas, hortaliças e cereais integrais. Mais de 23 milhões de refeições serão afetadas ao ano.

O programa começou nesta segunda quinzena de março e incluiu, inicialmente, treinamentos aos cozinheiros das escolas das cidades, liderados por um chef de cozinha da HSI – que compartilhou ideias de receitas econômicas e nutritivas, preparadas com ingredientes locais.

Fonte: hsi.org e nacoesunidas.org

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação saudável
dieta à base de vegetais
Escola Sustentável
refeições