×
Batata
Novembro 4, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Produção de batata chips em Vargem Grande do Sul (SP)
HF Brasil analisa perfil típico de produção de 300 ha

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Produção de batata chips em Vargem Grande do Sul (SP) Ver fotos

Piracicaba, 05 – Pela segunda vez, a equipe Hortifruti Brasil apurou os custos de produção de batata em Vargem Grande do Sul (SP) para fornecimento à indústria de chips. Dentre os dados levantados nesta edição do Especial Batata, estão os custos finais da temporada de inverno 2018 e um orçamento para 2019.

A produção de chips é bastante pulverizada entre as regiões brasileiras e Vargem Grande do Sul é uma importante praça, atendendo a mais de uma indústria. Diante disso, essa região paulista vem representando o segmento na apuração dos custos de produção. A fazenda típica estudada continua sendo representada por 300 hectares.

Toda a produção para a indústria é atendida 100% por fornecedores. A atlantic é a cultivar mais utilizada pelas principais indústrias de chips no País. No entanto, a maior empresa de chips utiliza variedades próprias (neste caso, a indústria fornece a semente aos produtores com quem fecha contratos).

PRODUTIVIDADE – A safra de inverno 2018 teve produtividade média estimada em 630 sacas de 50 kg/ha de variedade atlantic, um ligeiro incremento frente à temporada 2017, que teve média de 620 sacas/ha – e que, vale lembrar, já era considerada um excelente resultado para uma cultivar que tem potencial produtivo bem menor que o da ágata ou da asterix. Em 2019, o resultado vem sendo ainda melhor, e as estimativas são otimistas, sendo esperado rendimento médio na safra de 660 sacas/ha.

Para conferir os demais detalhes deste levantamento e a planilha de custo de produção de Vargem Grande do Sul (perfil típico de produção de 300 ha), acesse o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custo de produção de batata
Especial Batata
Especial batata 2019
Hortifruti Brasil
produção de batata em Vargem Grande do Sul
produção de batata para indústria de chips