×
Abril 24, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Procura por HF é positiva durante pandemia
Comportamento do consumidor beneficia o setor de FLV

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Procura por HF é positiva durante pandemia Ver fotos

Piracicaba, 24 – A mudança no comportamento do consumidor durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) tem beneficiado a procura por alimentos saudáveis no Brasil. Este foi um dos assuntos de destaque no primeiro PMA Talks Brasil, organizado pela PMA (Produce Marketing Association), um webinar que reuniu diversos agentes da cadeia de FLV (frutas, legumes e verduras) para avaliar o primeiro mês de quarentena no País, bem como os aprendizados e os desafios futuros.

Dentre as percepções dos convidados, apesar das dificuldades e adaptações ao novo cenário, o setor tem sido beneficiado pela maior preocupação do consumidor com a saúde. Em pesquisa realizada pela PMA em março, com cerca de 500 respondentes brasileiros, os resultados indicam que as compras de frutas e hortaliças frescas cresceram ou permaneceram iguais desde que a pandemia se espalhou pelo País – mais que o dobro dos que afirmaram ter adquirido menos hortifrútis.

Neste caso, os que reduziram a demanda por HF, associaram o comportamento à menor frequência de ida às compras (priorizando produtos que podem ser estocados, algo observado pelo Hortifruti/Cepea nas últimas semanas) ou aos preços mais elevados/dificuldades financeiras – este último, inclusive, sinaliza que as pressões financeiras ainda podem representar um limite à procura por hortifrútis, não apenas durante a quarentena, mas também no segundo semestre, diantes das previsões negativas de crescimento econômico para 2020. Este cenário, inclusive, pode ser mais acentuado para os produtos de maior valor agregado.

Fonte: pma.com

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentos saudáveis
Cepea
comportamento do consumidor
compras de HF
demanda por HF
hortifrútis frescos
mudanças no setor de FLV
PMA
PMA Talks Brasil