×
Outubro 5, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características do abacate no BR
MG e SP correspondem a 84% da produção da fruta no País

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características do abacate no BR Ver fotos

Piracicaba, 05 – Os principais estados produtores de abacate no Brasil são Minas Gerais e São Paulo (84% do total). As primeiras safras começam dois anos e meio após o plantio, mas os lucros são mais elevados a partir do quarto ano. 

Em Minas Gerais, variedades precoces são colhidas de março a junho e as tardias, do final de julho a novembro. Em São Paulo, a colheita ocorre com 30 dias de antecedência às atividades mineiras. 

O clima ideal é o ameno, não muito úmido (seco no verão e chuvoso na primavera), sem obrigatoriedade de irrigação, apesar de recomendada pelo menos no primeiro ano. 

De modo geral, agentes consideram que a rentabilidade do abacate é bastante satisfatória, visto que tanto os preços quanto a demanda estão atrativos. A cultura em MG é, para muitos, um complemento à renda durante a entressafra do café, além de ser uma boa opção para sombreamento dos cafezais e outras culturas. 

A demanda pela fruta é crescente, com cultivo relativamente simples. Além disso, ela é uma das "queridinhas" de nutricionistas e adeptos da vida saudável, visto que é uma fonte de gorduras boas. 

Apesar de a maior parte da comercialização ser nacional, a oportunidade da comercialização externa está "no radar" de muitos produtores, mas, neste caso, é necessário produzir especificamente o avocado. Outra vantagem é a possibilidade de espera na colheita da fruta na árvore – há um tempo de até três meses após a maturação. 

Mais informações sobre o cultivo de abacate (e de outros oito produtos) estão na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abacate
cultivo
produção de abacate no BR
rentabilidade