×
Fevereiro 27, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Previsões climáticas para a produção de HF's em 2019
Clima pode impactar ou colaborar com a hortifruticultura nacional?

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Previsões climáticas para a produção de HF's em 2019 Ver fotos

Piracicaba, 27 – O maior volume de chuva em novembro e dezembro de 2018 amenizou a situação hídrica no semiárido nordestino, possibilitando a recuperação parcial do nível dos reservatórios locais. Porém, para 2019, produtores do Nordeste devem se manter cautelosos. Isso porque a previsão para o primeiro semestre do ano é de precipitações abaixo da média, uma vez que deverão ser irregulares, com períodos de seca prolongados. Especificamente no primeiro trimestre de 2019, a região mais crítica em termos de restrição de precipitações é o leste do Nordeste.

Deste modo, a crise hídrica ainda pode limitar os resultados nas regiões onde há pouca água armazenada. A climatologia trimestral para o Sudeste mostra que, neste início de ano, há previsão de chuvas frequentes e volumosas; porém, no norte de Minas Gerais, o regime de chuvas deve ser menor. No Sul, as reservas hídricas são adequadas para a irrigação dos hortifrutícolas.

Porém, com a intensificação das precipitações, devido à possibilidade do El Niño, produtores devem permanecer atentos ao monitoramento climático de suas áreas, a fim de não terem problemas com a queda da produtividade e da qualidade e com o calendário de plantio e colheita neste verão. Por outro lado, devido à fraca intensidade do El Niño, por enquanto, os problemas tendem a não se agravar, já que as chuvas fortes virão alternadas com precipitações mais enfraquecidas.

Para conferir as opiniões de especialistas quanto ao clima em 2019, acesse o conteúdo completo da edição de fevereiro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
clima em 2019
El niño
Hortifruti Brasil
perspectivas climáticas