27/05/2019

HORTIFRUTI/CEPEA: Por que partir para o multinegócio na atividade citrícola?

Entenda os fatores que atraem produtores para este tipo de cultivo

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Por que partir para o multinegócio na atividade citrícola?Ver fotos

Piracicaba, 27 – Muitas propriedades citrícolas no estado de São Paulo, especialmente as de regiões mais tradicionais, têm buscado um modelo de negócio mais diversificado. Neste contexto, a edição de maio da revista Hortifruti Brasil montou um projeto, tendo como base uma propriedade de 363 hectares com laranja, soja e cana-de-açúcar, chamada de "Projeto Multinegócios".

Este modelo representa hoje um perfil muito comum das fazendas citrícolas que estão diversificando suas atividades com culturas anuais – já que o arrendamento de cana é o mais tradicional, mas o plantio de grãos também tem ganhado espaço. Mas, quais fatores têm incentivado os produtores a partir para o multinegócio na atividade citrícola? Confira:

– O investimento da laranja é alto e talvez não permita a renovação de 100% da área no nível tecnológico exigido atualmente.
– No caso de restrição orçamentária para renovar por completo o pomar, uma opção é diversificar com culturas anuais, que têm um gasto menor com mão de obra e um custo fixo inferior.
– A imobilização de capital no multinegócio é menor do que numa área com 100% de laranja. Com isso, o risco financeiro é inferior, ainda mais tendo em vista que uma propriedade apenas com laranja tem alto custo fixo e retorno de investimento somente em longo prazo.
– A colheita é mecanizada, o que reduz os gastos com mão de obra.
– Os instrumentos de comercialização são mais sofisticados, como mercados futuros, venda antecipada e troca de insumos por grãos.

Apesar das vantagens desta modalidade, nem tudo é tão simples assim. Entenda o motivo, conferindo o conteúdo completo da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, citricultura, citros, citros, Hortifruti Brasil, Hortifruti Brasil, produção de cana-de-açúcar, produção de citros, produção de soja, projeto multinegócios

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui