×
Janeiro 12, 2023
HORTIFRUTI/CEPEA: Pesquisa da McKinsey busca entender melhor o estado da indústria agrícola global
Risco comum a todos os agricultores do mundo é o aumento no preço dos insumos

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Pesquisa da McKinsey busca entender melhor o estado da indústria agrícola global Ver fotos

Piracicaba, 12 – A empresa de consultoria de gestão global McKinsey and Company realizou uma pesquisa com mais de 5.500 agricultores em todo o mundo para entender melhor o estado global da indústria agrícola.

Ainda que diferentes desafios sejam esperados de acordo com a região pesquisada, o risco comum a todos os agricultores do mundo é o aumento no preço dos insumos.  Além disso, taxas de juros, valores de empréstimos e custos de transação também são desafios para garantir o financiamento agrícola.

Com relação à tecnologia, os países ocidentais estão liderando a adoção, com software de gerenciamento agrícola sendo o principal, seguido pelo hardware de agricultura de precisão. A região com maior disposição a adotar tecnologia agrícola nos próximos dois anos é a América do Sul, enquanto a Ásia tem as taxas de adoção mais baixas.

Outro ponto de destaque é com relação à adoção (ou planejamento de uso) de produtos biológicos para controle de pragas, como bioestimulantes ou como biofertilizantes. Neste ponto, o Brasil lidera, seguido pelos países da União Europeia.

70% dos agricultores em todo o mundo esperam que seus lucros permaneçam estáveis ou aumentem, como resultado dos preços mais altos. Ainda assim, o otimismo é cauteloso, motivando investimentos em produtos com foco no aumento da produtividade e proteção dos cultivos.

As informações foram divulgadas no portal Agriland.

Fonte: Portal Agriland

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
agricultura
agricultura de precisão
indústria agrícola global
investimento
McKinsey
mundo
preço dos insumos
tecnologia