×
Alface
Novembro 8, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Pesquisa da FGVces aponta crescimento de eventos climáticos extremos no cinturão verde de SP
Impactos do clima são sentidos na produção

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Pesquisa da FGVces aponta crescimento de eventos climáticos extremos no cinturão verde de SP Ver fotos

Piracicaba, 08 – Nos últimos anos, tem sido bastante visível o quanto o clima está impactando diretamente na produção de frutas e hortaliças ao longo do Brasil. Geadas, granizos, chuvas em excesso ou em falta, aumento ou queda expressiva nas temperaturas são fatores que podem ocasionar alta nos custos, perdas ou redução na produtividade.

Pesquisa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), em parceria com a Citi Foundation e relatada pelo jornal Estadão, foi realizada ao longo de 13 meses na sub-bacia Cabeceiras, inserida na Bacia Hidrográfica Alto Tietê. Foram abrangidos 10 municípios: Salesópolis, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Guarulhos e São Paulo. É importante lembrar que esta região é bastante importante na produção de hortaliças, principalmente as folhosas, visto que abrange o chamado “cinturão verde” do estado de São Paulo.

Entre 1980 e 2015, os pesquisadores da FGVces encontraram uma tendência de aumento chuvas intensas em algumas das cidades, mas também de dias secos ao longo do ano: em 36 anos, o aumento da quantidade de dias sem chuva em um ano foi de 13 a 20 dias. Esta combinação entre o aumento da chuva intensa com o de dias secos indica a intensificação dos eventos climáticos extremos. A pesquisa também confirmou um aumento das temperaturas máximas e mínimas, ou seja, as temperaturas extremas estão aumentando em magnitude.

Estas constatações só confirmam o quanto o produtor de hortaliças tem enfrentado desafios relacionados à produção nos últimos anos. É importante lembrar que muitas das culturas produzidas nestas regiões são bastante suscetíveis a variações climáticas, como é o caso das hortaliças folhosas.

Fonte: Estadão

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
chuva
cinturão verde
clima
eventos climáticos
FGVces
folhosas
pesquisa
temperatura