28/05/2021

HORTIFRUTI/CEPEA: Perspectivas para a safra de laranja em 2021/22

Especialistas avaliam o desempenho da citricultura paulista

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Perspectivas para a safra de laranja em 2021/22Ver fotos

Piracicaba, 28 – A produção 2021/22 de laranja do cinturão citrícola foi estimada pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) em 294,17 milhões de caixas de 40,8 kg. Em relação à temporada passada, o volume se eleva em 9,5%, contudo, ainda é 10,53% inferior à média das últimas dez safras. Mas, quais podem ser os reflexos destes números no mercado de laranja na atual temporada?

Este foi um dos assuntos abordados na última live da HF Brasil, que aconteceu nessa quinta-feira (27), reunindo a equipe citros do Cepea e outros dois especialistas do setor, Gilberto Tozatti, do Gconci (Grupo de Consultores em Citros), e Leandro Fukuda, sócio da Farm Atac Consultoria e Pesquisa. Dentre os principais assuntos da transmissão ao vivo, estão os efeitos da estimativa de safra nos preços da laranja em 21/22, o quanto os custos de produção devem refletir na rentabilidade do produtor, os impactos da estiagem e da pressão de pragas e doenças na cultura, além das perspectivas quanto a investimentos na citricultura no médio prazo. Confira todos os detalhes no vídeo completo, que está disponível na página do Facebook e no YouTube da HF Brasil.

Vale lembrar que a citricultura paulista também é tema de destaque da edição de maio da revista Hortifruti Brasil, que avaliou o desempenho da produção nas últimas 10 safras e as projeções para 2021. Você pode conferir o conteúdo completo, clicando aqui.

Para facilitar, confira uma lista com os principais tópicos abordados durante a live e o minuto em que eles aparecem no vídeo:

5’43 – Avaliações sobre a estimativa de safra do Fundecitrus

10’13 – Possíveis reflexos do clima no decorrer da safra

14’48 – Expectativas de mercado, diante dos números da atual temporada

20’37 – Análise da rentabilidade do produtor, diante da produtividade média estimada

26’46 – Pressão do clima e das pragas e doenças sobre os custos de produção na citricultura atual

33’02 – Quais ferramentas o produtor pode aplicar em sua gestão?

39’47 – Perspectivas para a citricultura, em termos de preços, no médio prazo

45’11 – Com o câmbio ainda em alta, os custos de produção devem aumentar neste ano?

52’15 – Recomendações para os citricultores diante do cenário atual e considerações finais

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, citricultura, custos na citricultura, estimativa da safra de laranja em 2021/22, investimentos em citros, live da HF Brasil, mercado de citros, perspectivas para o mercado de laranja, preços de laranja, produção de laranja no cinturão citrícola

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui