×
Julho 30, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Pandemia afeta principalmente comercializações por vias longas e locais
Pesquisa da Hortifruti Brasil avalia as dificuldades de distribuição no setor de HF

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Pandemia afeta principalmente comercializações por vias longas e locais Ver fotos

Piracicaba, 30 – Mesmo sendo uma atividade essencial, o setor de hortifrúti teve suas vulnerabilidades expostas pela interrupção ou limitações das vias de comercialização (até então, sem precedentes) durante as fases mais restritivas da pandemia de covid-19 no País. Este assunto foi destaque na edição de julho da revista Hortifruti Brasil.

Traduzindo-se para a realidade atual do hortifruticultor brasileiro, essa interrupção está justamente na dificuldade de distribuição a diversos segmentos da cadeia que estão ou estiveram parcial ou totalmente paralisados diante das medidas de isolamento social.

NA FAZENDA – Dentro da porteira, as principais rupturas estiveram relacionadas às adequações das atividades às normas sanitárias do Ministério da Saúde, como reduzir o número de trabalhadores por turno, afastar funcionários pertencentes ao grupo de risco e possivelmente infectados, readequar o transporte (menos pessoas nos ônibus que levam trabalhadores ao campo) e adotar medidas mais rígidas de higiene.

NA COMERCIALIZAÇÃO – No processo de comercialização (pós-porteira), os canais também foram afetados. Neste cenário, produtores que comercializam diretamente para supermercados conseguiram manter certa estabilidade no escoamento, enquanto os que dependem de intermediários e de atacados foram os mais prejudicados. As dificuldades na distribuição e o grau de interrupção estão diretamente associados às vias de comercialização (ou cadeias) adotadas pelos produtores ao escoar seus produtos. Estas cadeias podem ser classificadas em três grupos, conforme o nível de intermediações entre o produtor e o consumidor final, como demonstrado na imagem abaixo:

No geral, o isolamento social gerou maiores limitações nas cadeias locais e longas, sobretudo pela diminuição ou suspensão da demanda por bares e restaurantes (food service) ou mercados institucionais (escolas e empresas) e pela interrupção parcial das feiras livres e do pequeno varejo (sacolões e varejões). Já a venda direta produtor/distribuidor para os supermercados e hipermercados não teve grandes complicações. Assim, a partir da pesquisa da Hortifruti Brasil, a equipe fez uma análise da rentabilidade dos produtores de frutas e hortaliças, tendo-se como base os principais destinos de comercialização da produção (atacados/Ceasas, supermercados e hipermercados, intermediários/atravessadores, feirantes e sacolões, entre outros).

Confira os resultados deste levantamento e quais foram os canais com mais dificuldades, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cadeias de comercialização de HF
Cepea
comercialização de frutas e hortaliças
danos econômicos da pandemia no mercado de HF
Hortifruti Brasil
mercado de HF durante a pandemia
pesquisa com produtores de hortifrútis