×
Outubro 16, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Os HF's ganharam espaço na alimentação dos brasileiros!
Idade influencia positivamente no consumo

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Os HF's ganharam espaço na alimentação dos brasileiros! Ver fotos

Piracicaba, 16 – Sua alimentação mudou com o passar dos anos? Para o brasileiro, o aumento da idade tende a influenciar, também, a frequência do consumo regular de frutas e hortaliças. Este resultado faz parte da Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), de 2018, divulgada pelo Ministério da Saúde.

Nos últimos dez anos (2008-2018), o consumo de frutas e hortaliças cresceu 15,5% no Brasil, sendo mais frequente entre as mulheres (27,2%) do que entre os homens (18,4%). Ao mesmo tempo, o consumo de refrigerantes e sucos artificiais se reduziu em 53,4% entre 2007 e 2018 – resultado puxado, principalmente, pela população de 55 a 64 anos.

Apesar das mudanças positivas na alimentação do brasileiro, com maior inserção de HF's, a pesquisa demonstra que apenas 23,1% da população (um entre quatro adultos) consome o volume recomendado. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária de frutas e hortaliças recomendada é de cinco porções desses alimentos, cinco vezes na semana.

Será que o País vai melhorar este índice nos próximos anos?

Para informações sobre alimentação saudável, confira a edição de março/17 da revista Hortifruti Brasil, que se baseou no Guia Alimentar para a População Brasileira, clicando aqui.

Fonte: saude.gov.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação
alimentação saudável
aumenta o consumo de frutas e hortaliças no Brasil
Cepea
consumo de frutas e hortaliças
hábitos alimentares
Hortifruti Brasil
ministério da saúde
vigitel 2018