×
Setembro 9, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Os filhos podem trabalhar no negócio, desde que obedeçam a seus pais?
Este é mais um dos mitos analisados na Hortifruti Brasil

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Os filhos podem trabalhar no negócio, desde que obedeçam a seus pais? Ver fotos

Piracicaba, 09 – Na edição de agosto, a revista Hortifruti Brasil conversou com 97 leitores e produtores de frutas e hortaliças, a fim de identificar como eles estão preparando seus sucessores para assumir os negócios da família. Algumas destas histórias foram selecionadas como "mitos da sucessão familiar" e analisadas por especialistas da área.

Para o quarto mito, a edição destacou um caso particular de conflito: quando os filhos, após finalizarem seus estudos, retornam à fazenda com novas ideias a respeito da produção e/ou gestão do negócio. Muitas vezes, os pais (fundadores) são resistentes a mudanças – e o sucessor também não tem a paciência e a compreensão suficientes de que a autonomia na empresa não será automática, e que ela terá que ser, muitas vezes, conquistada aos poucos.

O profundo laço emocional com a empresa, por parte do fundador, pode refletir em receio de que os herdeiros assumam o controle (mesmo que gradualmente) na tomada de decisões. Isso, segundo especialistas, aumenta o risco de perda do patrimônio. Segundo Roberto Rodrigues, produtor de tomate de Patrocínio (MG), tem sido comum os filhos abandonarem o ramo agrícola em sua região, justamente pela falta de espaço dentro do negócio dos pais.

Como resolver? É importante olhar positivamente para esta oportunidade de gerir a empresa familiar com duas ou até três gerações simultaneamente por um período. Isso porque a geração mais nova pode agregar muito ao negócio, principalmente no quesito inovação e tecnologia de produção/comércio, enquanto a geração mais velha geralmente já tem formada uma rede de contatos ao longo dos anos, o que é de grande valor para a empresa. Além disso, os mais velhos têm um conhecimento das práticas peculiares do negócio e como as coisas funcionam na realidade (algo que só se conquista com o tempo).

EXEMPLOS – Essa integração entre inovação e experiência contribui para profissionalizar a gestão familiar. Aurino Spautz, produtor de cebolas de Lebon Régis (RS), deu abertura ao sucessor e colheu bons frutos: seu filho estudou tecnologia agrícola nos Estados Unidos e, quando retornou, mecanizou parte da produção e foi pioneiro na implantação de bins – um processo de armazenamento que garante maior durabilidade para a hortaliça.

Também com o apoio do pai, produtor de tomates de Paty do Alferes (RJ), a recém-formada em engenharia agronômica Thailla Maria Costa Lisboa está estudando a viabilidade de estufas, com o intuito de melhorar a produtividade não só da propriedade dos pais, mas também de toda a região.

Quer saber mais sobre como transformar o trabalho de diferentes gerações em oportunidade para o negócio familiar? Confira o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
administração do negócio familiar
Cepea
como preparar sucessores do negócio familiar
gerações de produtores
gestão
Hortifruti Brasil
mitos da sucessão familiar
sucessão familiar