×
Agosto 16, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Os desafios da modernização das Ceasas no BR
HF Brasil aponta os principais problemas encontrados nas Centrais nacionais

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Os desafios da modernização das Ceasas no BR Ver fotos

Piracicaba, 16 – A missão das Centrais de Abastecimento do Brasil é "receber, consolidar, classificar, selecionar, armazenar e comercializar alimentos perecíveis frescos, garantindo o escoamento da produção e o abastecimento da população, com qualidade e em um ambiente de comércio justo, tendo como princípio a sustentabilidade das ações", segundo o Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), em trabalho de 2012 ("Plano de Modernização das Centrais de Abastecimento"). No entanto, será que as Ceasas espalhadas pelo Brasil estão cumprindo essa missão?

Agentes de mercado e técnicos de Ceasas consultados pela Hortifruti Brasil indicam que não – mas estes ressaltam a importância das Centrais na distribuição das frutas e hortaliças no País. É perceptível que as Centrais de Abastecimento têm capacidade limitada, sendo as maiores dificuldades a infraestrutura ultrapassada e a regulação e fiscalização ineficientes. Muitos dos problemas encontrados nas Centrais nacionais são reflexo das faltas de investimentos e de uma política nacional coordenada.

Os atacados representam um elo importante entre a produção e o varejo de pequena e média escalas. Mesmo que uma parte da produção não passe fisicamente pelas Centrais, parcela significativa da comercialização é realizada pelos permissionários. Além disso, trata-se da principal referência de mercado em termos de preços no atacado.

Ou seja, apesar de todas as limitações físicas, regulatórias e administrativas, as quais permissionários enfrentam atualmente, é grande a importância das Centrais dentro do setor de frutas e hortaliças. Para entender melhor o funcionamento e os principais desafios em prol da modernização enfrentados pelas Centrais de abastecimento, a Hortifruti Brasil entrevistou agentes de mercado e técnicos das Ceasas a respeito desse tema.

Para saber os resultados, confira o conteúdo completo na edição de agosto da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
atacado
ceasa
centrais de abastecimento
comercialização
Hortifruti Brasil
investimentos
Plano de Modernização das Ceasas
política nacional