×
Julho 20, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Os caminhos do tomate até o prato do brasileiro
Estudo inédito traz um diagnóstico completo da cadeia de tomate de mesa nacional

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Os caminhos do tomate até o prato do brasileiro Ver fotos

Piracicaba, 20 – O Hortifruti/Cepea, em parceria com o Ibrahort/CNTM (Instituto Brasileiro de Horticultura/Comissão Nacional do Tomate de Mesa), com apoio da UPL, mapeou a produção de tomate de mesa, traçou o perfil do consumidor brasileiro do fruto e dimensionou essa cadeia de comercialização no País. E os resultados deste estudo, que se iniciou em março de 2020 e foi concluído em junho de 2021, estão na edição de julho da revista Hortifruti Brasil.

O tomate é o protagonista em termos de produção e consumo de vegetais no Brasil – excetuando-se os tubérculos. É o mais consumido, e o estudo revelou, em entrevista com representantes de supermercados, que ele é o grande atrativo em termos de perecíveis na seção de FLV.

No entanto, há muitos desafios para que o tomate mantenha esse protagonismo. As vendas têm recuado ano a ano, assim como o consumo por habitante. A área cultivada com tomate de mesa também tem diminuído e inúmeros produtores saíram da atividade na última década. Mesmo com o aumento da tecnologia, que elevou a produtividade, o volume ofertado nos últimos anos foi menor que o de 2011 – a análise da Hortifruti/Cepea considera levantamentos de área feitos pela própria equipe desde 2008.

Para 2021, é esperada a menor área cultivada com tomate de mesa de toda a série Hortifruti/Cepea. Diante desse diagnóstico, os desafios da cadeia são manter o tomate "importante" perante o consumidor e, ao mesmo tempo, garantir renda ao produtor desse fruto. Para dar conta deste desafio, a equipe Hortifruti/Cepea defende que sejam analisados os agentes e suas práticas segundo a modalidade de comercialização que têm praticado – o estudo identificou quatro modalidades.

Em outras palavras, o diagnóstico da Hortifruti/Cepea mostra que: quem quer entender a cadeia do tomate de mesa precisa conhecer bem as características das transações que ocorrem entre produtores, intermediários, atacadistas e varejistas antes de definir estratégias/ações em prol do desenvolvimento do setor com um todo. As propostas deverão ser distintas de acordo com cada uma das quatro modalidades detalhadas. O avanço da cadeia só será possível se for levado em conta que cada forma de comercialização tem suas especificidades, e que ações, ainda que distintas, devem ser coordenadas entre si no sentido de que, paulatinamente, toda a cadeia avance em qualidade do produto e nas relações com o ambiente e com as pessoas envolvidas.

O estudo completo está disponível na edição de julho da revista Hortifruti Brasil. Clique aqui para conferir.

Fonte: hfbrasil.org.br e Ibrahort/CNTM

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cadeia de comercialização de tomate no Brasil
Cepea
estudo sobre a cadeia de tomate no BR
Hortifruti Brasil
Ibrahort/CNTM
perfil do consumidor brasileiro de tomate
produção de tomate de mesa no BR
produção de tomate de mesa no Brasil