×
Setembro 10, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: O sucessor deve ser o filho mais velho?
Este é mais um dos mitos analisados na Hortifruti Brasil

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: O sucessor deve ser o filho mais velho? Ver fotos

Piracicaba, 10 – Na edição de agosto, a revista Hortifruti Brasil conversou com 97 leitores e produtores de frutas e hortaliças, a fim de identificar como eles estão preparando seus sucessores para assumir os negócios da família. Algumas destas histórias foram selecionadas como "mitos da sucessão familiar" e analisadas por especialistas da área.

Para o terceiro mito, a edição destacou a seguinte questão: o sucessor deve ser sempre o filho mais velho? Segundo especialistas, não é necessário concentrar em uma única pessoa da família o processo de sucessão e nem todos os herdeiros precisam ser sucessores. No entanto, é imprescindível que os pais avaliem se a renda gerada na agricultura permite absorver todos da família ou parte dela.

Mas, como escolher o sucessor? A seleção não é uma decisão do pai ou da mãe, é da família. É importante, portanto, identificar qual dos filhos tem espírito de liderança para o negócio rural. Isso pode ser observado tanto no trabalho do sucessor dentro da empresa quanto em uma atividade externa.

EXEMPLO – No caso de Kogi Fujita, produtor de cebolas e tomate de Monte Alto (SP) e Cristalina (GO), os quatro descendentes dirigem sua empresa atualmente. O processo de sucessão, segundo ele, se iniciou há muito tempo: todos cresceram na roça, acompanhando o trabalho da família e valorizando as histórias e conquistas do pai – que assumiu um pequeno sítio aos 17 anos e alavancou o negócio familiar.

Conforme Fujita, além de vivenciar o trabalho no campo, os filhos sempre foram incentivados a estudar – fator que ele considera necessário para o amadurecimento antes de os descendentes assumirem posições na empresa. Formados em diferentes áreas, cada um deles atua em um setor, o que, para o produtor, facilita na identificação dos resultados.

Para o especialista e consultor em gestão familiar Rogério Yuji Tsukamoto, essa divisão também é uma boa forma de deixar claro os direitos e deveres de cada integrante da família, evitando disputas pelo poder – maior motivo de desmembramento das empresas agrícolas.

Quer saber mais sobre como escolher o sucessor do negócio familiar? Acesse o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
administração do negócio familiar
como preparar sucessores do negócio familiar
gerações de produtores
gestão
Hortifruti Brasil
mitos da sucessão familiar
sucessão familiar