×
Outubro 8, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: O que o hortifruticultor pode esperar quanto aos próximos meses?
Renda é fator-chave daqui para a frente

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: O que o hortifruticultor pode esperar quanto aos próximos meses? Ver fotos

Piracicaba, 08 – Mesmo com os custos em alta, os investimentos em área se mantiveram no setor de HF neste ano. O maior período de incerteza nos investimentos dos produtores, até o momento, foi no início da pandemia de covid-19 (abril e maio), o qual coincidiu com o plantio de inverno e com os preços em baixa para algumas culturas. A partir de então, houve melhor ajuste na oferta e demanda, e o cenário de julho e agosto foi, no geral, mais positivo para os indicadores econômicos e também ao setor.

Assim, a expectativa é de manutenção dos investimentos daqui para a frente, o que evidencia a resiliência da hortifruticultura e o seu papel na segurança alimentar. E, apesar da diminuição na oferta de alguns produtos, o cenário não indica que a renda do produtor será elevada em 2020.

Os consumidores, por sua vez, têm respondido com demanda relativamente firme por frutas e hortaliças, mas com certa restrição aos alimentos mais caros, em decorrência da queda na renda. Para os próximos meses, a possível retomada da economia e a manutenção do auxílio emergencial até dezembro de 2020 podem amenizar a queda da renda e favorecer o consumo de parte dos HFs.

Uma saída para muitos hortifruticultores é canalizar as vendas (principalmente de frutas) ao mercado externo. De todo modo, o produtor deve ser cauteloso no seu planejamento, investindo com moderação e muito bem pautado em sua planilha de custos, bem como nas parcerias com compradores.

Confira mais informações sobre os impactos da pandemia ao bolso do produtor de HF na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
consumo de frutas e hortaliças
custos de produção
Hortifruti Brasil
investimentos em HF
pandemia
pandemia afetou o bolso do produtor
produção de frutas e hortaliças
renda do brasileiro na pandemia
renda do produtor de HF em 2020
renda do produtor na pandemia