×
Julho 21, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: O produtor de HF está preparado para resistir aos danos econômicos da covid-19?
Hortifruti Brasil faz uma pesquisa sobre os efeitos da pandemia na comercialização

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: O produtor de HF está preparado para resistir aos danos econômicos da covid-19? Ver fotos

Piracicaba, 21 – Serviços não essenciais fechados. Assim era o cenário que, aqueles poucos que saíam às ruas, encontravam no final de março – período em que as primeiras medidas de isolamento social para a contenção do novo coronavírus foram colocadas em prática no Brasil. Não demorou muito para que vários setores da economia, inclusive o de hortifrúti, sentissem os efeitos negativos da interrupção das atividades de restaurantes, bares, escolas, instituições, empresas e outros serviços de alimentação.

A partir de junho, muitos estados passaram a adotar medidas de retomada gradual das atividades econômicas, cada qual com suas regras e restrições. Mas, apesar do cenário menos rígido em relação ao início da pandemia, é importante lembrar que a covid-19 segue ativa e que ainda não há medida eficaz no combate ao coronavírus.

Assim, os próximos meses devem ser marcados por desemprego, queda no poder de compra da população e consequentes mudanças de hábito do consumidor. Se as perspectivas de muitas consultorias se concretizarem, o "novo normal", em termos econômicos, deve ocorrer apenas em 2022. Ou seja, a realidade do hortifruticultor deve seguir alterada por um longo período.

Diante disso, o produtor de HF deve rever seus investimentos e decisões para fazer escolhas mais assertivas na cadeia produtiva, além de entender as oportunidades e os desafios que estão por vir. Para saber como os produtores estão se reorganizando frente à pandemia e como planejam suas ações para os próximos 12 meses, a Hortifruti Brasil aplicou um questionário, de 10 de junho a 06 de julho, junto a 215 hortifruticultores e, boa parte, leitores da revista.

Os resultados, divulgados na edição de julho, mostram que nem todos os produtores têm um plano de ação para atravessar esse difícil período. Para conferir o estudo completo, clique aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
covid-19 e o mercado de HF
danos econômicos da pandemia no mercado de HF
Hortifruti Brasil
impactos da pandemia
pesquisa da HF Brasil com produtores de frutas e hortaliças
planejamento do setor de HF