15/01/2020 às 23:00

HORTIFRUTI/CEPEA: O consumidor brasileiro não é mais o mesmo!

Preocupações com a saúde e o meio ambiente transformam tendências em hábitos

Por Ana Raquel Mendes
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: O consumidor brasileiro não é mais o mesmo!Ver fotos

Piracicaba, 16 – Fatores que há algum tempo eram considerados tendências de consumo, hoje se concretizam como novos hábitos do consumidor brasileiro. De acordo com a pesquisa "Estilos de Vida 2019", realizada pela Nielsen, as vendas de produtos saudáveis cresceram 12,7% no ano passado, tendo em vista que o consumidor atual têm adotado uma visão mais integrada entre saúde e meio ambiente.

E isso já tem provocado algumas mudanças nas estratégias de vendas adotadas pelo varejo e na indústria. Enquanto segmentos como higiene, beleza e limpeza têm investido em novas embalagens e produtos com refil para atender a este consumidor, outros, como alimentos e bebidas, buscam oferecer itens com menores teores de sal, açúcar, gordura e calorias.

Isso porque, quando se fala em saúde, os dados apontam que 56% dos consumidores optaram por reduzir o consumo de sal e 57% o de gordura, além de diminuir a ingestão de industrializados no último ano. O relatório também demonstra que os consumidores brasileiros têm valorizado cada vez mais marcas e produtos que transmitam os valores de saúde e sustentabilidade.

Assim, em meio a esse cenário de mudanças, as novas preocupações do consumidor brasileiro podem representar tanto um desafio quanto uma oportunidade para o setor de HF's.

Fonte: Nielsen

Tags: alimentação saudável, Cepea, consumidor brasileiro, consumo, hábitos de consumo, indústria de alimentos, marcas, Nielsen, saudabilidade, saude, sustentabilidade, tendências de consumo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui