×
Julho 20, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Nova onda de frio atinge o BR
Seis estados brasileiros registram temperaturas negativas

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Nova onda de frio atinge o BR Ver fotos

Piracicaba, 20 – A chegada de uma nova e intensa massa de ar frio de origem polar tem derrubado as temperaturas em praticamente todo o País e provocado geada em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, além da ocorrência de rajadas de vento, chuva congelante e até neve em cidades do Sul. Em São Joaquim (SC), por exemplo, este último fenômeno ocorre pela segunda vez neste ano.

O clima mais frio se iniciou na madrugada de domingo (18), principalmente nas serras gaúcha e catarinense, devido à aproximação de um ciclone extratropical, e se intensificou nesta terça-feira (20), atingindo as demais regiões brasileiras e fazendo com que seis estados registrassem temperaturas negativas – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, segundo a Climatempo. Em Urupema (SC), os termômetros chegaram a -8,18°C nesta madrugada, sendo a menor temperatura registrada no estado em 2021, conforme o Epagri/Ciram.

O cenário tem sido divulgado em imagens e vídeos publicados por produtores de frutas e hortaliças em suas mídias sociais, preocupados quanto aos possíveis impactos em suas culturas – especialmente nas mais sensíveis, como as de folhosas. No entanto, as possíveis perdas e danos ainda não foram mensurados. Assim, a equipe Hortifruti/Cepea segue acompanhando os efeitos climáticos nas produções de HF brasileiras e as demais atualizações poderão ser publicadas em hfbrasil.org.br nos próximos dias.

Conforme a Climatempo, o frio e a possibilidade de geada devem se estender até a quarta-feira (21) para algumas áreas do Sul e Sudeste, principalmente durante a madrugada.

     

Fotos: Antonio Carlos Simoneti - Aguaí (SP)

     

Fotos: Marcelo Tamaoki - Mogi das Cruzes (SP)

Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim (SC)/ Agência de Notícias São Joaquim Online

Fonte: hfbrasil.org.br, Epagri/Ciram e Climatempo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima em SP
frio em julho de 2021
frio no BR
geada em produção de HF
geada no BR
HF Brasil
inverno 2021 no Brasil
neve no Sul do BR