×
Dezembro 6, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Mercado móvel busca reduzir deserto alimentar nos EUA
Ônibus adaptado leva hortifrútis frescos a bairros afastados

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Mercado móvel busca reduzir deserto alimentar nos EUA Ver fotos

Piracicaba, 06 – Já ouviu falar em deserto alimentar? Ocasionado por diversos fatores (como falta de informação, renda, tempo e distância dos locais que ofereçam alimentos in natura e minimamente processados), o fenômeno se trata, basicamente, da ausência de produtos que contribuam para a saúde e bem-estar na alimentação de uma pessoa.

Foi pensando nisso que dois recém-formados em saúde pública do estado norte-americano do Colorado criaram, em 2015, o "Any Street Grocery", um mercado de agricultores móvel. Em um ônibus adaptado, alimentos frescos e orgânicos são levados aos bairros mais afastados de Denver, os quais enfrentam o fenômeno de deserto alimentar.

Conforme os idealizadores, Steve Lockhart e Ashleigh Ruehrdanz, os produtos são comercializados por um preço igual ou inferior ao praticado em mercearias. Contudo, a organização sem fins lucrativos é totalmente financiada por empresas locais e ainda carece de doações permanentes. O objetivo dos criadores, portanto, é fazer com que o ônibus possa acessar outros desertos alimentares do estado no futuro.

Foto: Reprodução/CBS

Fonte: denver.cbslocal.com e desertosalimentares.com.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
agricultura
alimentação saudável
Any street grocery
deserto alimentar
mercado móvel