×
Setembro 21, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Mapa da produção de alho no Brasil
Quase 90% das propriedades são familiares

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Mapa da produção de alho no Brasil Ver fotos

Piracicaba, 21 – O Brasil ocupa o 16° lugar no ranking de produção global de alho (em volume) e se apresenta como o segundo maior importador mundial, conforme relatório da Faostat (Food and Agriculture Organization of the United Nations), de 2019. De acordo com o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2017, o País soma 41 mil propriedades de alho, sendo que 87% são representadas por gestão familiar.

Devido ao alto grau de tecnificação da cultura em fazendas de maior escala, a produção, por outro lado, é mais concentrada nas propriedades não familiares (80% da produção). Mesmo que as fazendas familiares representem uma participação menor da produção, o alto valor agregado por hectare confere um diferencial de renda a esses agricultores.

Quanto ao perfil dos principais estados produtores, as fazendas de Minas Gerais e de Goiás são as mais tecnificadas, possuem maior escala (acima de 50 ha) e produzem especialmente as variedades chonan, são valentin e ito. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os produtores são de pequeno (até 20 ha) e de médio portes (entre 20 e 50 ha), a maioria é agricultor familiar, com foco na produção da variedade são valentin.

CALENDÁRIO DE PLANTIO, COLHEITA E COMERCIALIZAÇÃO DE ALHO – A safra de alho no Brasil tem um ciclo curto, e a produção se concentra em alguns meses, mas de forma distinta dentre as regiões. Em Minas Gerais e em Goiás (Cerrado), o plantio ocorre entre março e maio, e a colheita se inicia em meados de junho e se encerra em setembro, sendo que a comercialização pode seguir até fevereiro do ano seguinte.

Já nos estados do Sul (SC e RS), o plantio é concentrado de junho a julho, a colheita é realizada entre novembro e dezembro e a comercialização ocorre ao longo do primeiro semestre.

Estas e outras características da produção nacional de alho estão na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil. Já conferiu? É só clicar aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alho brasileiro
características do alho brasileiro
Cepea
Hortifruti Brasil
principais estados produtores de alho no BR
produção de alho no Brasil
produção global de alho