04/06/2019

HORTIFRUTI/CEPEA: Maior produtividade em 2019 pode compensar aumento dos custos

Entenda o cenário

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Maior produtividade em 2019 pode compensar aumento dos custosVer fotos

Piracicaba, 04 – Os custos de produção de laranja por hectare, analisados no Especial Citros 2019 da revista Hortifruti Brasil, em média, estão superiores aos estimados na edição de 2018. De forma geral, dois são os principais fatores que impulsionaram essa alta.

O primeiro deles está atrelado aos preços dos insumos, em especial os dos fertilizantes, que subiram significativamente em relação à temporada anterior, por conta da valorização do dólar, afetando tanto os custos da laranja quanto os da soja. O segundo é o da mão de obra, principalmente o custo de colheita, que deve ficar maior nesta safra.

O alívio no bolso do produtor em 2019 é a expectativa de uma produtividade média superior à verificada em 2018. Muitos produtores já negociaram antecipadamente com a indústria a preços similares aos de 2018 – e a boa notícia é que, por conta da maior produtividade, esses devem ter rentabilidade melhor em 2019, mesmo com o aumento dos custos.

Para conferir as planilhas de custos de produção de citros analisadas na Hortifruti Brasil em maio/19, acesse o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, citricultura, citros, custos de produção, diversificação na citricultura, Hortifruti Brasil, produção de citros, produção de laranja, projeto multinegócios, rentabilidade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui