×
Dezembro 7, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Livro ensina a misturar hortaliças e leguminosas em receitas saborosas e saudáveis
Publicação está disponível para download gratuito

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Livro ensina a misturar hortaliças e leguminosas em receitas saborosas e saudáveis Ver fotos

Piracicaba, 07 – A pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Milza Moreira Lana, publicou um livro intitulado “Hortaliça combina com leguminosas”, com receitas que combinam hortaliças e leguminosas de forma simples, nutritiva e saborosa.

Segundo a autora, o livro é destinado tanto a cozinheiros mais experientes quanto para os que apenas se aventuram no fogão. Além de combinar hortaliças com leguminosas, as receitas são uma forma de ajudar as pessoas a incluir mais hortaliças na dieta. Inclusive, a maioria das receitas é facilmente adaptável, podendo alterar algum ingrediente ou até mesmo as quantidades. A única regra é ter pelo menos uma hortaliça na lista de ingredientes!

Saúde – As hortaliças e leguminosas são grupos de alimentos essenciais em uma dieta saudável. Além disso, são importantes para a prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer.

A combinação de hortaliças com leguminosas é uma excelente ideia, segundo a pesquisadora. Do ponto de vista nutricional, as hortaliças se destacam como fontes de vitaminas, sais minerais e fibras. Já as leguminosas são uma fonte de proteína importante e de baixo custo, além de fornecerem energia, já que são ricas em carboidratos. Do ponto de vista culinário, a sustança dos grãos das leguminosas se junta ao frescor e à variedade de cores, sabores e texturas das hortaliças.

O livro está disponível para download clicando aqui.

Fonte: Embrapa

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação
alimentação saudável
dieta
embrapa
hortaliças
leguminosas
livro
saudavel
saude