×
Agosto 15, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Já preparou o seu sucessor?
Dicas para garantir a longevidade do negócio familiar

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Já preparou o seu sucessor? Ver fotos

Piracicaba, 15 – A sucessão familiar é mais que herdar a propriedade de frutas e hortaliças: trata-se da gestão da longevidade dos negócios da família. A responsabilidade do sucedido e do sucessor, portanto, é manter em franca expansão a empresa para as próximas gerações.

O processo entre gerações depende de muito planejamento, diálogo e maturidade familiar, para que, assim, os futuros empreendedores criem, primeiramente, empatia e, posteriormente, engajamento na condução da empresa. O objetivo final é um negócio melhor para as futuras gerações.

Muitas vezes, a sucessão é considerada um tabu. No entanto, especialistas alertam que, se o assunto não for discutido antecipadamente, a geração mais antiga perde a oportunidade de transmitir valores e experiência para os mais novos, comprometendo o futuro do negócio.

Esse assunto já foi abordado pela Hortifruti Brasil em abril de 2005 e, para a edição de agosto de 2019, a equipe fez um levantamento junto aos leitores para saber como eles estão se preparando para deixar sua propriedade aos sucessores. A equipe conversou com 97 leitores e produtores de frutas e hortaliças. O resultado? A maioria deles não tem um planejamento formal de sucessão. E você, tem?

Para conferir o conteúdo completo, acesse a edição de agosto da Revista Hortifruti Brasil.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
administração do negócio familiar
Cepea
gerações de produtores
gestão
Hortifruti Brasil
preparação de sucessores
sucessão familiar