×
Agosto 19, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Indústria têxtil pode ser uma oportunidade para o setor de HF!
Setor promove produção e consumo de materiais produzidos a partir de resíduos de frutas

Por Marcela Mian
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Indústria têxtil pode ser uma oportunidade para o setor de HF! Ver fotos

Piracicaba, 19 – Como apresentado na edição de março da revista Hortifruti Brasil, a sustentabilidade está entre as principais tendências que devem nortear o consumo de frutas e hortaliças nos próximos anos. E a indústria da moda não está fora disso!

A fim de criar novos materiais capazes de minimizar o impacto ambiental, alguns produtos atuais têm dado destaque para o setor de hortifrútis: os que utilizam resíduos de frutas como matéria-prima. A empresa italiana Orange Fiber, por exemplo, criou uma "seda" fabricada a partir da casca de laranja.

Já no Brasil, o estilista Pedro Lourenço utilizou em suas peças um "couro" fabricado a partir das fibras de celulose extraídas de cascas de maçã. Pensando nos consumidores que não utilizam produtos de origem animal, há ainda o "couro" fabricado a partir de fibras de abacaxi. Ambas as versões são consideradas mais ecológicas do que a sintética, já que são biodegradáveis.

Ainda que se trate de um segmento novo, há tendência de crescimento: altos investimentos têm sido realizados por empresas como a Piñatex (produtora de tecidos a partir de fibra de abacaxi) e a italiana Vegea, que fabrica laminado a partir de peles, sementes e caules de uvas. E você, o que acha dessa tendência?

Fonte: vogue.globo.com e stylourbano.com.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
frutas como matéria-prima
frutas e hortaliças
Hortifruti Brasil
inovações setor têxtil
roupas produzidas com fibras de frutas
sustentabilidade
tecidos biodegradáveis
tendências de consumo