×
Julho 1, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Impactos da covid-19 em curto e médio prazos
O que esperar dos próximos meses?

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Impactos da covid-19 em curto e médio prazos Ver fotos

Piracicaba, 1° – A equipe da revista Hortifruti Brasil sumarizou na edição de junho as pesquisas e análises em curso dos impactos econômicos da covid-19 no setor de HF e, em particular, sobre os investimentos dos tomaticultores de mesa. Desde o final de março, a economia e a hortifruticultura vêm sentindo os reflexos das medidas de isolamento social no País.

Em junho, a maioria dos estados brasileiros já apresentou maior flexibilização quanto à mobilidade e à abertura do comércio. Esse relaxamento pode recuperar parcialmente o consumo de frutas e hortaliças em locais que tinham mais restrições ao público desde o final de março.

No entanto, é importante considerar que, daqui para a frente, o País ainda passará por um período de grande dificuldade econômica e de limitações. O "novo normal" só deve ocorrer efetivamente após a descoberta de uma vacina ou de um remédio eficaz no combate ao coronavírus. É quando os novos padrões de consumo, provavelmente diferentes dos adotados anteriormente pelo consumidor, irão se estabelecer.

Assim, é importante que o setor reveja seus investimentos e decisões baseados no fato que a "normalidade econômica" vai demorar muito mais tempo que a própria pandemia: várias consultorias apontam que esse "novo normal" será alcançado apenas em 2022.

O QUE ESPERAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE? – A medida em que avança a pandemia no País, tudo indica que o segundo semestre deste ano deve ter indicadores econômicos ainda mais negativos do que os observados atualmente, como o aumento do desemprego e a queda de poder de compra do consumidor.

PRODUTORES TÊM SE PLANEJADO PARA ENFRENTAR A SITUAÇÃO ATUAL? – Entender as oportunidades e os desafios que serão delineados daqui em diante é importante para tomar as decisões mais certeiras! Inclusive, a matéria de capa da próxima edição da Hortifruti Brasil, de julho, vai mostrar como o produtor está se planejando e revendo seu negócio frente à situação atual.

Para conferir todas elas, em detalhes, acesse a edição de junho da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
coronavírus
desafios e oportunidades ao mercado de HF durante a pandemia
economia
Hortifruti Brasil
impactos da covid-19 ao mercado de hortifrúti
investimentos
perspectivas
planejamento dos produtores de HF