×
Fevereiro 3, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Hortaliças de fazenda vertical chegam ao mercado paulistano
Agricultura indoor é alternativa à produção de HFs em grandes centros urbanos

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Hortaliças de fazenda vertical chegam ao mercado paulistano Ver fotos

Piracicaba, 03 – As primeiras folhosas produzidas em agricultura indoor (Controlled Environment Agriculture ou CEA), em parceria entre a Embrapa Hortaliças e a empresa 100% Livre (varejista de hortifrútis), chegaram ao mercado paulistano nos últimos dias. Os produtos, que incluem hortaliças e condimentares, foram cultivados no decorrer de 2020, nos sistemas de fazenda vertical e plant factory, em uma unidade próxima ao centro da cidade de São Paulo.

Por ora, as vendas estão centralizadas nas plataformas digitais da empresa, mas serão distribuídas para redes de supermercados e de hortifrútis da capital paulista a partir deste mês. Por meio de uma assinatura semanal, os consumidores podem receber cestas de folhosas em suas casas, as quais incluem diferentes tipos de alface e temperos como salsa, tomilho, hortelã e manjericão. Conforme a empresa, o objetivo é entregar praticidade e conveniência aos clientes, já que as hortaliças podem ser consumidas poucas horas após a colheita.

Segundo a Embrapa, este modelo de agricultura indoor permite o cultivo de espécies vegetais em locais fechados e dentro de centros urbanos, mostrando-se como mais uma alternativa de produção – sem o objetivo de substituir os sistemas convencionais ou orgânicos, mas, sim, aproveitando espaços subutilizados nas grandes cidades, reduzindo gastos com logística e, principalmente, combatendo as perdas por transporte ou perecibilidade dos alimentos. Com controle total do ambiente (por meio de tecnologias de iluminação artificial, de monitoramento das condições ambientais e de cultivo sem solo), tais produções não estão sujeitas a impactos climáticos ou sazonalidade de culturas, além de serem boas opções para cidades que sofrem com restrições hídricas.

Foto: Reprodução Embrapa/Ítalo Guedes

Fonte: www.embrapa.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
100% Livre
agricultura indoor
Cepea
Controlled Environment Agriculture
cultivo controlado de hortaliças
embrapa
fazendas verticais
HF Brasil
plant factory
sistemas de produção de HF
tecnologia na produção de HF
vendas de folhosas de agricultura indoor