×
Citros
Maio 28, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Greening representa mais de 20% dos gastos nos pomares
Estudo analisa gastos diretos com manejo da doença em dois projetos distintos

Por Margarete Boteon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Greening representa mais de 20% dos gastos nos pomares Ver fotos

Piracicaba, 28 – Na edição de maio, a revista Hortifruti Brasil estimou os gastos com greening nos pomares de laranja, levando em conta a estimativa de custo total de dois projetos desenvolvidos em conjunto com técnicos do setor e a Equipe Citros, do Cepea. Em ambos os projetos, a contabilização dos gastos diretos com o manejo do greening considerou ações de intenso controle químico, erradicação de plantas sintomáticas, seguido de replantio até os sete anos de idade do pomar de laranja, e inspeções fitossanitárias.

A estimativa é que esses gastos, com base nos dois projetos, ultrapassem 20% do total orçado com o manejo do pomar citrícola, como um todo. O gasto médio por hectare para o controle do greening (insumos, gasto com as operações de pulverizações, mão de obra e plantio/replantio) variou de R$ 1.500 a R$ 1.800/hectare. Esse é o valor médio direto estimado para se ter um controle intensivo e manter baixo o nível de incidência da doença.

Entretanto, devido ao intenso ritmo de pulverizações, exige-se que o citricultor também invista em um maior número de tratores e em pulverizadores de maior porte para ganhar rendimento operacional. Para suprir a demanda das pulverizações e inspeções fitossanitárias, aumenta-se, também, a conta com a mão de obra na fazenda.

Outro investimento que não está embutido, mas está relacionado ao pacote de controle do greening, é o adensamento do pomar: quanto mais adensado, maior o custo de formação. Confira o estudo completo, juntamente com as tabelas de estimativas de custo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
citros
custos de produção de citros
gastos pomar de laranja
greening
Hortifruti Brasil
manejo do greening
viabilidade da citricultura