×
Agosto 5, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Frutas e hortaliças fazem parte da sua alimentação diária?
Neste Dia Nacional da Saúde, a importância da alimentação saudável está em foco

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Frutas e hortaliças fazem parte da sua alimentação diária? Ver fotos

Piracicaba, 05 – Nesta quarta-feira (05), é comemorado o Dia Nacional da Saúde – que, em 2020, acontece em meio a uma das maiores pandemias da história. Ainda ativa no mundo, a covid-19 segue sem medida eficaz ao seu combate, mas reforça a importância da manutenção de hábitos saudáveis.

Na alimentação, não há dúvidas: os hortifrútis são importantes aliados para o fortalecimento do sistema imunológico – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de ingestão diária de cinco porções variadas (400 gramas) de frutas e hortaliças. Embora não evitem doenças, de forma isolada, infectologistas apontam que a combinação de bons hábitos alimentares, exercícios físicos, redução de estresse e horas adequadas de sono são aspectos imprescindíveis para a prevenção de problemas de saúde e para a manutenção do equilíbrio do corpo.

E a boa notícia é que, no Brasil, a população tem se mostrado atenta aos cuidados com a saúde, principalmente após os impactos da pandemia. Uma pesquisa realizada pela consultoria Galunion, especializada em food service, e pelo Instituto Qualibest, em julho/20, indica que, além de cozinhar mais em casa (fator que impulsiona a demanda por HF), o consumidor também tem optado por alimentos frescos, saborosos e que ajudem na imunidade ao comprar refeições prontas fora do lar.

DICA – Na edição de abril, a revista Hortifruti Brasil apresentou alguns hortifrútis com fortes poderes nutricionais. Mas, de forma geral, todos os HFs possuem diferentes características nutritivas e podem gerar benefícios à saúde – o livro "Na cozinha com frutas, legumes e verduras", elaborado pela Ministério da Saúde e pela Universidade Federal de Minas Gerais, por exemplo, apresenta informações sobre as propriedades de diferentes hortifrutícolas, bem como dicas de conservação e de uso destes alimentos em receitas. Clique aqui para conferir. Outros materiais com dicas de receitas (elaborado pela PMA) e de compras e conservação de hortifrútis (parceria entre a Embrapa e a Ceagesp) podem ser consultados aqui e aqui.

Imagem: Reprodução do livro "Na cozinha com frutas, legumes e verduras", 2016.

Em tempos de pandemia, a alimentação saudável está em foco! E você, tem apostado no consumo de HF diariamente?

Fonte: hfbrasil.org.br, Ministério da Saúde, OMS e Galunion

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação saudável
alimentos que reforçam a imunidade
Cepea
consumir frutas e legumes beneficia a saúde
consumo de frutas
consumo de hortaliças
dia nacional da saúde
Hortifruti Brasil