×
Março 2, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Fevereiro/20 é o mais chuvoso em 77 anos em SP
Em pleno verão, geadas surpreendem SC

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Fevereiro/20 é o mais chuvoso em 77 anos em SP Ver fotos

Piracicaba, 02 – Fevereiro de 2020 foi marcado por chuvas intensas em grande parte do Brasil, com destaque para a região Sudeste. Em São Paulo (SP), por exemplo, este foi o fevereiro mais chuvoso em 77 anos, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), sendo que as precipitações totalizaram 483,6 mm no período – quase o dobro da normal climatológica, de 249,7 mm.

O grande destaque fica para a segunda-feira, 10, quando fortes chuvas alagaram diversos pontos da capital paulista, incluindo a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Na ocasião, os prejuízos foram estimados em R$ 20 milhões, com perdas de 7 mil toneladas de frutas e hortaliças.

TEM UM INVERNO NO VERÃO? – No Sul, por outro lado, o clima esteve predominantemente seco no decorrer do mês passado, mas a chegada de uma frente fria surpreendeu nos últimos dias. Na serra catarinense, no sábado, 25, e na quinta-feira, 27, geadas foram registradas em algumas cidades, como Urupema, com temperatura de 1°C, e São Joaquim, com 5°C, conforme dados da Epagri/Ciram. O cenário não é comum no período, tendo em vista que o Brasil ainda está sob as condições do verão, que segue até o dia 20 de março.

Para a cultura da maçã, por exemplo, geadas intensas podem levar à perda de qualidade das frutas. Contudo, danos ou perdas não foram relatados por agentes, mas a equipe Hortifruti/Cepea segue acompanhando o comportamento do clima quanto à produção de frutas e hortaliças.

Foto: Reprodução/Mycchel Legnaghi - São Joaquim Online

ÁGUAS DE MARÇO – Com exceção do Sul, chuvas ainda devem atingir todo o Brasil em março. Segundo a Climatempo, mais áreas de instabilidade devem passar sobre o Sudeste e Centro-Oeste do País, levando fortes precipitações principalmente aos estados ao norte de ambas as regiões.

Para o Sul, a previsão é de predominância da seca e de altas temperaturas, mas duas frentes frias podem atingir a região no período. Já no Norte e Nordeste do País, as chuvas devem ser frequentes, com acumulados acima da média histórica.

Fonte: hfbrasil.org.br, Inmet, Epagri/Ciram e Climatempo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alagamento Ceagesp
Cepea
chuvas em fevereiro de 2020
chuvas em março de 2020
clima
clima em 2020
clima em São Paulo
frutas e hortaliças
impactos do clima aos HF's