×
Melancia
Março 3, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Exportações mundiais de frutas podem ser afetadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia?
Entenda como o conflito pode refletir no comércio internacional

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Exportações mundiais de frutas podem ser afetadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia? Ver fotos

Piracicaba, 03 – O fluxo de frutas no mercado internacional também deve ser impactado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, segundo notícias veiculadas no portal Fresh Plaza. Importadores foram notificados, nesta semana, de que os contêineres destinados à Rússia seriam temporariamente bloqueados, já que as companhias de navegação estão cancelando suas rotas para o país.

Assim, muitas frutas que seriam destinadas ao mercado russo podem começar a ser comercializadas em outros destinos, principalmente no continente europeu, o que pode resultar em excedente de oferta para algumas frutas. Por enquanto, agentes locais não relatam forte influência, mas não descartam reflexos nas próximas semanas. Por exemplo, a Rússia é um grande mercado para as uvas da Índia, e os contêineres que já estavam a caminho estão sendo aceitos pelos clientes. Porém, exportadores indianos já comentam que não devem realizar novos carregamentos para os russos, devendo redirecionar sua produção para outros destinos.

Fonte: Fresh Plaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
comércio internacional
europa
exportação
frutas
guerra
logística
Rússia
Ucrânia
união europeia