×
Novembro 18, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Exportações de banana estão em constante crescimento
Saiba mais sobre o desempenho dos envios da fruta em 2021

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Exportações de banana estão em constante crescimento Ver fotos

Piracicaba, 18 – As exportações brasileiras de banana estão em crescimento consecutivo há quatro anos. Desde 2020, mesmo que a produção de Santa Catarina, principal exportador brasileiro, esteja comprometida, outros estados compensam a oferta destinada ao mercado internacional, como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

É importante relembrar que esses estados fornecem a fruta ao Mercosul, maior destino internacional da banana e, portanto, principal responsável pelo crescimento. Outros importantes exportadores são Rio Grande do Norte e Ceará, que enviam a fruta à União Europeia e demais países europeus fora do bloco.

Segundo agentes entrevistados pela Hortifruti Brasil, o comércio internacional foi muito importante para escoar a oferta de produtores brasileiros em momentos de grande volume interno, especialmente diante do poder de compra fragilizado da população. Além disso, as vendas externas garantiram um bom retorno financeiro.

Os resultados observados em 2021, inclusive, poderiam ser ainda melhores se não fossem, conforme indicações de agentes consultados pela Hortifruti Brasil, os gargalos logísticos – sejam relacionados aos fretes marítimos, que prejudicam sobretudo as exportações do Nordeste para a União Europeia, ou os rodoviários, que impactam nos envios do Sul e do Sudeste para o Mercosul. Quer entender melhor estes entraves? Então, acesse a edição de novembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
envios de banana ao exterior
Especial Frutas 2021
exportações de banana
exportações de frutas
Hortifruti Brasil
mercado internacional de banana