×
Março 11, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Estamos em El Niño!
Relatório do NOAA confirma início do fenômeno

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Estamos em El Niño! Ver fotos

Piracicaba, 11 – Há meses, especialistas em clima alertavam: o El Niño deve acontecer no verão de 2019, mesmo que em fraca intensidade. Contudo, até a publicação da edição de fevereiro da revista Hortifruti Brasil, o fenômeno ainda não havia se configurado.

Agora, em seu último relatório mensal (de março), o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), órgão do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, confirmou: com o aquecimento das águas do pacífico neste início de 2019, estamos sob efeito de El Niño. O fenômeno é caracterizado por provocar chuvas acima da média no Sul do País, mas diminuição nas regiões Norte e Nordeste.

Especialistas consultados pelo Hortifruti/Cepea afirmam que os impactos do El Niño não devem se assemelhar ao ocorrido em 2015 e 2016 (quando gerou grandes perdas para os setores de frutas e hortaliças no Brasil e no mundo). No entanto, produtores ainda devem se atentar aos possíveis efeitos do clima, mesmo que amenos, em suas produções.

Quer saber como o fenômeno poderia influenciar nas 13 culturas acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea? Confira todos os dados na revista Hortifruti Brasil e no HF Brasil Entrevista, clicando aqui e aqui.

Fonte: NOAA e Hortifruti Brasil

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
começa o El Niño
efeitos climáticos na produção de HF's
El niño
El Niño e os impactos na produção de frutas e hortaliças
Hortifruti Brasil
NOAA
perspectivas climáticas