01/12/2020

HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas 2020 - Maçã

Menor calibre e câmbio favorecem embarques

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas 2020 - MaçãVer fotos

Piracicaba, 1° – Na edição de novembro, a revista Hortifruti Brasil analisou os impactos da pandemia sobre as exportações de oito frutas: banana, limões e limas, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva – as quais, somadas, correspondem a 75% dos envios brasileiros na parcial de 2020 (janeiro a setembro).

No caso da maçã, as exportações brasileiras cresceram em 2020. Além da boa demanda internacional, a fruta ofertada pelo Brasil esteve mais adequada à requerida pelos principais destinos. Assim, a maior disponibilidade de maçãs médio-miúdas de melhor qualidade e o dólar valorizado favoreceram os embarques.

Pode-se dizer que o impacto da pandemia foi muito pontual – houve apenas alguns problemas alfandegários e falta de contêineres nos portos de alguns países. Os principais destinos no período foram: Rússia (31% do volume total), Bangladesh (29%) e Índia (11%). O aumento dos envios à Rússia está relacionado ao trabalho realizado por anos pela Apex.

Quanto aos principais concorrentes brasileiros, estão majoritariamente no Hemisfério Sul, pois têm o calendário de exportação semelhante ao do País, ou seja, focado no primeiro semestre, quando ocorre a colheita. São eles: Chile, Argentina, Nova Zelândia e África do Sul. Neste ano, Chile e Argentina tiveram menor produção – a queda na qualidade da fruta argentina restringiu o embarque para mercados mais exigentes, como Europa –, enquanto Nova Zelândia e África do Sul registraram incremento.

Quer saber como estão os embarques das outras frutas e as impressões de agentes do setor de hortifrúti quanto ao atual cenário? Confira o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: Cepea, demanda externa por maçã, desempenho das exportações de frutas em 2020, Especial Frutas, exportações de frutas, exportações de maçã, Hortifruti Brasil, impactos da pandemia nas exportações de frutas, mercado internacional de maçã

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui