×
Junho 1, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Citros
Oscilação da produtividade é um desafio para a sustentabilidade da citricultura paulista

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Citros Ver fotos

Piracicaba, 1° – As variações na produtividade são um comportamento típico na citricultura paulista. No entanto, desde 2016/17, com a retomada dos investimentos em novos pomares mais adensados, aliados à intensificação do manejo fitossanitário, observa-se oscilação de produtividade ainda maior entre as safras.

Algumas temporadas têm registrado médias superiores a 1.000 cx/ha, seguidas de outras com significativas quedas. Esta safra não será diferente: a mais recente estimativa do Fundecitrus manteve essa tendência. A produtividade média da temporada 2020/21 deve cair para 790 cx/ha, após o recorde de 1.045 cx/ha em 2019/20.

Essas mudanças de uma safra para outra, no geral, têm sido atribuídas ao clima adverso na florada e/ou no desenvolvimento dos frutos. A temporada 2020/21 é um exemplo do impacto do clima na queda da produtividade.

CLIMA – De forma geral, a seca registrada entre o fim do outono e início do inverno de 2019 favoreceu o estresse hídrico das plantas. As precipitações ocorridas em São Paulo no início de agosto possibilitaram a abertura das primeiras floradas – as quais foram consideradas volumosas em plantas novas e em pomares com sistema de irrigação.

Em setembro/19, contudo, as altas temperaturas e o clima seco em outubro no estado paulista debilitaram e atrasaram o desenvolvimento das plantas – justamente no período de fixação dos frutos, bastante crítico e influenciado pela disponibilidade de água no solo, pela temperatura e pela umidade do ar. Até mesmo em pomares irrigados foi verificada quebra de produtividade nesta temporada.

As chuvas registradas em novembro do ano passado favoreceram a abertura de novas floradas em alguns pomares no início de dezembro, principalmente das variedades tardias e de meia-estação. Contudo, segundo citricultores, estas cargas foram pontuais e inferiores às floradas principais. Assim, segundo a estimativa do Fundecitrus, a safra 2020/21 (São Paulo e Triângulo Mineiro) deve recuar 26% em relação à anterior, totalizando 287,76 milhões de caixas de 40,8 kg.

REFLEXOS – Esse cenário de oscilações no rendimento e também de outros fatores externos, dependendo da intensidade, pode inviabilizar economicamente a citricultura, já que, mesmo com todos os investimentos para se obter elevadas produtividades, o pomar pode não alcançar todo esse potencial. Assim, nem sempre os altos investimentos na citricultura vão conseguir extrair a máxima produtividade potencial, dependendo das condições climáticas, por exemplo.

No Especial Citros 2020, a equipe da Hortifruti Brasil realizou uma atualização dos custos de produção de dois modelos de propriedades citrícolas e avalia o mínimo de produtividade dessas fazendas que é importante de se extrair dos pomares para remunerar os altos investimentos na citricultura. Esse indicador é denominado pelo Cepea como produtividade de nivelamento.

Para conferir o conteúdo completo, acesse a edição de maio da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
citricultura
citros
custos de produção de citros
Especial Citros 2020
Hortifruti Brasil
investimentos em pomares de laranja
viabilidade econômica da citricultura