×
Maio 28, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Em tempos de covid-19, setor de HF se reinventa!
Entre as inovações, estão as vendas por meio de aplicativos, redes sociais e até drive-thru

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Em tempos de covid-19, setor de HF se reinventa! Ver fotos

Piracicaba, 28 – As medidas de restrição de circulação de pessoas durante a pandemia da covid-19 no Brasil – como o fechamento de escolas e bares, redução (ou paralisação) das atividades em restaurantes e operações limitadas em varejos de menor escala (feiras), importantes canais de escoamento de frutas e hortaliças – trouxeram grandes desafios a toda cadeia produtiva de alimentos. Com a menor demanda nas roças, as perdas de produtos, especialmente dos mais perecíveis, se elevaram, prejudicando fortemente de pequenos a grandes agricultores.

Momentos de crises também são de oportunidades e foi neste cenário de incertezas e de dificuldades que diferentes canais de distribuição e de comercialização de frutas e hortaliças se reinventaram, para "driblar" a quarentena e continuar se conectando com compradores e consumidores finais. Dentre as alternativas utilizadas por vendedores esteve a comercialização por meio de aplicativos de troca de mensagens, redes sociais, serviços de entrega e até por drive-thru. Além disso, algumas parcerias entre entidades públicas e privadas foram realizadas.

E todos esses novos modelos de negociação podem seguir promissores mesmo no futuro "pós-pandemia". De uma forma ou de outra, meios digitais já faziam parte da rotina de produtores e comerciantes de HF, mesmo que apenas para comunicação. No entanto, com a crise atual, as vendas precisaram ser adaptadas – e às pressas!

Assim, diversas iniciativas têm circulado em redes sociais e em grupos de aplicativos, dando suporte na comercialização e demonstrando a importância da conexão entre o produtor e o comprador. Na edição de maio, a Hortifruti Brasil destacou as principais inovações na comercialização de frutas e hortaliças durante a quarentena, com exemplos de empresas que estão utilizando estes novos modelos de negócios.

Para conferir o conteúdo completo, acesse a revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cestas de HF
desafios durante a quarentena
drive-thru de HF
Hortifruti Brasil
oportunidades no mercado de HF
setor de HF se reinventa
vendas de HF por aplicativos