×
Junho 24, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Demanda fraca e custos altos são os desafios de produtores de frutas neste ano
Clima adverso também dá trabalho ao produtor de frutas

Por Alessandra da Paz
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Demanda fraca e custos altos são os desafios de produtores de frutas neste ano Ver fotos

Holambra, 24 – Nesta última live, a jornalista do Cepea, Daiana Braga, conversou com as pesquisadoras de frutas do Hortifrúti/Cepea, Fernanda Geraldini e Marcela Barbieri. As convidadas fizeram um balanço do mercado neste primeiro semestre e também uma perspectiva para o segundo semestre.

Fernanda indicou que vários foram os desafios da fruticultura no Brasil, mas o destaque neste ano tem sido a demanda, que está enfraquecida e exercendo forte influência sobre os preços das frutas. 

A pesquisadora ressalta que, após atravessarmos um período mais crítico de pandemia, muitos países estão com a economia fragilizada, o que é o caso do Brasil, e as frutas ficaram em segundo plano para muitos consumidores. E, mesmo com a oferta restrita para alguns casos, a demanda fraca impediu avanços nos preços. Um segundo grande desafio deste ano destacado pela Fernanda é o elevado custo de produção, sobretudo com fertilizantes, combustíveis e defensivos.

Marcela reforçou que o clima adverso vem influenciando com certa força a produção de frutas deste ano. Enquanto a safra de maçã no Sul do País foi prejudicada pelo tempo seco, gerando menor produção e maçãs de pequeno tamanho, no Nordeste, importante região produtora, as contínuas chuvas vêm atrapalhando a produção, resultando em frutas de menor qualidade. 

Neste ponto, Fernanda ressalta que o Nordeste é uma grande região exportadora de frutas e, mesmo com câmbio bastante atrativo, exportadores enfrentam entraves para escoar o produto ao mercado internacional, desde a produção (que está com a qualidade abaixo da demanda por este setor, devido ao clima) até a logística (altos fretes rodoviários e marítimos, aumento nos custos com embalagens).  E tudo isso pode limitar a receita também com as exportações.

Para o segundo semestre, as pesquisadoras indicam que, de um modo geral, a produção de algumas frutas (como manga, uva e laranja) deve crescer frente ao primeiro semestre, o que pode enfraquecer os valores de comercialização. Caso a demanda siga enfraquecida – o que é provável, diante do baixo poder de compra da população –, a pressão sobre os valores de muitas frutas pode ser reforçada. No caso específico da laranja, a demanda da indústria deve ser intensifica neste segundo semestre, reduzindo a oferta de fruta no mercado in natura e, portanto, a pressão sobre os preços. 

Quanto ao mamão, no segundo semestre, os preços devem seguir elevados, diante da menor oferta, por conta da redução nos investimentos. Para a maçã, foi verificada uma quebra de produção no início deste ano, reduzindo os estoques para o segundo semestre. Ressalta-que, do lado da demanda, com o baixo poder de compra da população, consumidores vêm buscando frutas menores e de categorias inferiores. 

Para a banana, a safra de prata se inicia no Nordeste e no semiárido no segundo semestre, mas o volume não será muito elevado, por conta do clima e de menores investimentos, tendo em vista os custos elevados. Em relação ao melão, a safra começa agora em agosto no RN/CE, mas exportadores estão receosos com os fretes marítimos altos e custos elevados. As negociações com demandantes externos também estão sendo limitadas pela dificuldade do repasse nos constantes reajustes dos custos de produção.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima adverso
custos altos
demanda fraca
HF Brasil
mercado de frutas
perspectivas