×
Janeiro 31, 2023
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção em baixa pode ser um alento aos produtores em 2023
Chuva acima da média no Nordeste pode aumentar a utilização de insumos nesta região

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção em baixa pode ser um alento aos produtores em 2023 Ver fotos

Piracicaba, 31 – A expectativa de custos mais baixos é uma boa notícia para o produtor brasileiro neste ano. No entanto, os gastos com insumos podem alterar de região para região, devido ao clima – o fenômeno La Niña deve seguir resultando em chuva acima da média no Nordeste e abaixo do previsto no Sul do País no verão 2023.

A preocupação do setor de HF nacional se relaciona à demanda por frutas e hortaliças. Apesar de notícias mais otimistas de emprego no Brasil, as incertezas político-econômicas ainda devem limitar as previsões de crescimento econômico.

O front externo também não está muito animador, por conta do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e o aumento global da inflação. Mesmo diante desse cenário, o setor de frutas e hortaliças brasileiro segue firme, realizando melhorias tecnológicas contínuas e protocolos de produção mais sustentáveis, visando ofertar um alimento mais saudável e seguro aos consumidores brasileiro e global.

Leia o resumo do cenário de 2022, e as primeiras perspectivas para 2023 para as culturas acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea no Anuário da Revista Hortifruti Brasil!

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
custo de produção
demanda
economia
Hortifruti
inflação global
insumos
La Niña
mercado externo
seca