×
Tomate
Julho 1, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de tomate em Goiânia (GO)
Praça é o principal polo produtor e processador do fruto no BR

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de tomate em Goiânia (GO) Ver fotos

Piracicaba, 1° – Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe da revista Hortifruti Brasil se reuniu com tomaticultores, indústria e técnicos da região de Goiânia (GO) para apurar os custos de produção de tomate industrial na praça, que é o principal polo produtor e processador do fruto no Brasil – responsável por cerca de 70% de toda a área cultivada para indústria no País.

O Painel foi realizado no dia 7 de maio de 2019, em Goiânia. O estudo contemplou os custos e produtividades referentes a 2018 e um orçamento para 2019. Os plantios na região se iniciaram em março, sendo finalizados entre junho e julho, enquanto a colheita tem começo em agosto e se encerra entre outubro e novembro.

A propriedade típica da região de Goiânia se mantém em 80 hectares de tomate rasteiro. A maior parte da área cultivada com destino para a indústria ocorre em terra própria – cerca de 70%.

A produtividade padrão definida para 2018 foi de 90 t/ ha, a mesma estimada em 2017, que é uma média bastante alta. Em 2019, acredita-se que o rendimento diminua para 82,5 t/ha, uma vez que o clima não tem sido favorável como nos anos anteriores. Essa produtividade, além de representar o típico da região, também foi compatível com os tratamentos utilizados na produção.

Quer conferir as tabelas de custo de produção de tomate em Goiânia? Acesse o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custos de produção
especial hortaliças
Hortifruti Brasil
produção de tomate
produção de tomate para indústria
tomate
tomate em Goiânia (GO)
tomate industrial
tomate rasteiro