×
Tomate
Junho 24, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de tomate em Caçador (SC)
HF Brasil levanta os custos em duas escalas de produção: pequena e grande

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de tomate em Caçador (SC) Ver fotos

Piracicaba, 24 – Pelo oitavo ano consecutivo e nona safra, a revista Hortifruti Brasil levanta os custos de produção de tomate de mesa na região de Caçador (SC), em duas escalas de produção: pequena e grande. As reuniões ocorreram no dia 9 de maio de 2019.

Os custos apresentados são referentes à temporada 2018/19 consolidada e à safra 2017/18 – que já foram divulgados na edição de 2018 – para efeito de comparação. O produtor típico de pequena escala de produção se mantém com área de cultivo de 1,8 hectare e adensamento de 8,5 mil plantas/ha. A produtividade comercializada por área recuou 5,7% em 2018/19 frente à de 2017/18, devido a problemas com doenças e pragas nesse ano.

Reduções de produtividade são comuns no período da safra, pelo clima quente e chuvoso, mas o rendimento na safra 2018/19 caiu com mais intensidade. Uma das maiores dificuldades nesta temporada foi o calor excessivo, que acelerou a maturação dos frutos, deixando-os manchados e mais suscetíveis a doenças. Em média, estima-se que tenham sido colhidos 2.805 caixas/ha, ou 330 caixas/mil pés, abaixo do potencial para a região catarinense.

Tipicamente, o produtor de pequena escala produz tomate em terra própria, rotacionando a lavoura com outras atividades, como pimentão, milho, beterraba, uva, pêssego, entre outras. A propriedade típica se mantém em 20 hectares, considerando-se todo o portfólio de culturas e as áreas de mata para preservação.

Quer conferir as tabelas de custo de produção de tomate de mesa em Caçador, em pequena e grande escalas? Acesse o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custos de produção
escalas de produção de tomate
especial hortaliças
Hortifruti Brasil
produção de tomate
produção de tomate de mesa
tomate
tomate em Caçador (SC)