×
Batata
Outubro 24, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de batata para a indústria de chips
HF Brasil avalia pela primeira vez o custo da batata para este segmento

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de batata para a indústria de chips Ver fotos

Piracicaba, 25 – No Especial Batata 2018, publicado neste mês, a Hortifruti Brasil avançou nos estudos de custos de produção do produto para indústria, avaliando pela primeira vez o custo da batata para o segmento chips – no Especial do ano passado, foram publicados os custos de produção para a indústria de pré-frita.

A área com batata voltada ao segmento de chips é bastante expressiva, representando um pouco mais da metade do total cultivado com tubérculo industrializado no Brasil e ligeiramente acima da destinada à pré-frita. Vale ressaltar que foram consideradas aqui as principais indústrias que geralmente processam batata por meio de contrato com produtores.

Quando avaliadas as pequenas fábricas que compram somente no mercado spot, a área é ainda maior, mas não é possível mensurá-la, uma vez que o número de empresas é elevado e que, por vezes, processa variedades de batata não adequadas para a fritura. Além disso, o mercado de chips praticamente é abastecido pela produção nacional, com pouca expressão do produto importado.

O mercado de batata chips encontra-se num padrão de consumo já elevado no País e com perspectivas de um crescimento modesto até 2021, mas ainda se mantém por conta de ser considerado uma opção de lanche rápido fora do lar. No entanto, o fato de outros produtos substitutos da batata chips estarem disponíveis nos mercados, os desafios relacionados à saudabilidade e à restrição da renda tendem a limitar o crescimento deste segmento. Por outro lado, a possível retomada de crescimento da economia brasileira prevista para o próximo ano pode aquecer a demanda por snacks, mantendo forte a participação da indústria nacional na produção de batata.

Para conferir o conteúdo completo e as tabelas de custos de produção de batata para a indústria de chips, acesse a Hortifruti Brasil de outubro, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata para indústria de chips
Cepea
custos de produção
especial batata 2018
Hortifruti Brasil
perspectivas
produção de batata