29/10/2020

HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de batata palito no Cerrado de MG

Hortifruti Brasil analisa perfil típico da região (348 hectares)

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de batata palito no Cerrado de MGVer fotos

Piracicaba, 29 – Pelo terceiro ano, a Hortifruti Brasil reuniu-se com fornecedores, indústria e técnicos envolvidos na produção de batata destinada à indústria de pré-frita congelada (palito) da região do Cerrado Mineiro, para avaliar os custos do tubérculo no local. Desta vez, devido à pandemia, a reunião ocorreu de forma remota, e contou com a participação de boa parte dos agentes que estiveram presentes no encontro do ano anterior. O levantamento foi realizado para a safra 2019, comparando com a de 2018.

Embora os dados publicados em 2019 já fossem consolidados na época, houve um ajuste na metodologia de cálculo do custo da semente, equalizando de forma mais adequada para a safra 2019. Por consequência, o custo de capital de giro também foi alterado no Especial Batata 2020, assim como os valores finais. O portfólio de cultivares utilizadas pela processadora local vem aumentando, mas a asterix ainda é bem representativa.

A safra avaliada é a de inverno, visto que a maior parte da produção do Cerrado Mineiro para a indústria se concentra nesse período, quando se consegue obter as melhores produtividade e qualidade do tubérculo. Grande parte dos participantes, inclusive, atende à indústria somente nessa época. A escala da fazenda típica estudada aumentou por mais um ano: atualmente é representada por 348 hectares – em 2018, eram 300 hectares.

No geral, o fornecedor de batata para indústria tem grande escala de produção e continua com um portfólio diversificado de atividades agropecuárias – em alguns casos, há produção de batata para a mesa –, mas nem todos os fornecedores de batata para indústria são produtores típicos do tubérculo para mesa.

Confira os resultados deste levantamento, bem como as estimativas de custo total de produção, na edição de outubro da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: batata asterix, Cepea, custo de produção de batata, custo de produção de batata destinada à indústria, Especial Batata 2020, Hortifruti Brasil, produção de batata, produção de batata para a indústria

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui