×
Batata
Novembro 3, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de batata chips em Vargem Grande do Sul (SP)
Hortifruti Brasil analisa perfil típico de produção da região (300 hectares)

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de batata chips em Vargem Grande do Sul (SP) Ver fotos

Piracicaba, 03 – Pela terceira vez, a equipe Hortifruti Brasil apurou os custos de produção de batata em Vargem Grande do Sul (SP), para fornecimento à indústria de chips. Nesta pesquisa, os dados foram coletados individualmente, em Painel realizado com alguns produtores e técnicos da região, e complementados com outras informações. Foram levantados os dados referentes aos custos finais da temporada de inverno 2019 e realizado um orçamento para 2020.

A produção de chips é bastante pulverizada entre as regiões brasileiras e Vargem Grande do Sul é uma importante praça, atendendo a mais de uma indústria. Diante disso, a região paulista vem representando o segmento na apuração dos custos. A fazenda típica estudada continua sendo representada por 300 hectares. O plantio ocorre entre março e maio e a colheita, entre julho e outubro.

Toda a produção para a indústria é atendida por fornecedores – a atlantic é a cultivar mais utilizada pelas principais indústrias de chips no País. No entanto, não representa a maior parte da área cultivada que atende a maior empresa do segmento. Essa empresa, além da atlantic, utiliza variedades próprias (neste caso, a indústria fornece a semente aos produtores com quem fecha contratos). O fornecedor de batata para o processamento de chips tem grande escala e um portfólio diversificado de atividades agropecuárias, além de parte da produção de tubérculo in natura.

Confira o estudo completo, bem como as estimativas de custo total de produção, na edição de outubro da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
custo de produção de batata
custo de produção de batata destinada à indústria
Especial Batata 2020
Hortifruti Brasil
indústria de batata chips
produção de batata
produção de batata para a indústria