×
Maio 10, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Corredor sem plástico!
Supermercado holandês cria corredor com alimentos embalados somente com materiais recicláveis

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Corredor sem plástico! Ver fotos

Piracicaba, 10 – Desde fevereiro, uma rede de supermercados holandesa, especializada em produtos orgânicos, tem apresentado uma nova proposta na disposição de seus alimentos: mais de 700 itens da mercearia são embalados sem o uso de plástico. A loja da Ekoplaza, localizada em Amsterdã, criou um corredor inteiro (o primeiro do mundo) somente com produtos acondicionados em recipientes como vidro, metal, papelão e outros materiais que possam ser reciclados.

Um deles, que se parece com plástico, trata-se de um biofilme feito de árvores e plantas, que se desfaz em até 12 semanas em um compostor caseiro. Dentre os produtos disponíveis nesta seção, estão carnes, arroz, molhos, leite, chocolate, iogurte, além de frutas e hortaliças frescas.

O objetivo da Ekoplaza é que, até o fim deste ano, as 74 lojas da rede tenham um corredor livre de embalagens plásticas – em uma tentativa de reduzir (e disseminar a proposta) os resíduos plásticos na Europa. Vale lembrar que as estratégias de sustentabilidade em alimentação estão entre as 10 tendências de consumo que podem influenciar o setor de hortifrúti brasileiro neste e nos próximos anos.

Será que a ideia chega por aqui?

Foto: Divulgação/Ekoplaza

Fonte: Ekoplaza e The Washington Post

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ekoplaza
meio ambiente
redução do desperdício
redução do uso de plástico
supermercado sustentável
sustentabilidade