×
Setembro 27, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Como organizar uma ação coletiva de sucesso?
Confira os oito princípios para a boa governança

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como organizar uma ação coletiva de sucesso? Ver fotos

Piracicaba, 27 – Para uma ação coletiva obter sucesso, além da vontade de se organizar, por meio de uma entidade, esforços de gestão e valores do grupo são extremamente necessários. Assim, os oito princípios para a boa governança dos bens comuns, que foram adaptados da economista Elinor Ostrom – única mulher ganhadora do prêmio Nobel de Economia (recebeu a premiação em 2009) – foram detalhados na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil.

Elinor provou que o trabalho em equipe evita o individualismo, otimiza a gestão e a utilização dos recursos e garante o bem estar social dos envolvidos. A economista analisou diversos casos em que pessoas se organizavam em grupos para a utilização de recursos naturais, constatando benefícios e identificando as falhas que comprometiam o desenvolvimento das ações coletivas. Confira, em detalhes, cada um dos princípios:

Para conferir o conteúdo completo, acesse a edição de setembro da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ações coletivas
Cepea
Elinor Ostrom
governança
HF Brasil
Hortifruti Brasil
organização de produtores
trabalho em grupo