×
Maio 25, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Como estão os custos na produção citrícola em 2021/22?
Valores podem apertar fluxo de caixa nesta temporada

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como estão os custos na produção citrícola em 2021/22? Ver fotos

Piracicaba, 25 – Os custos de produção da citricultura paulista seguem em alta em termos nominais e os gastos da safra 2021/22 devem superar os da temporada anterior. O dólar elevado, da mesma forma que favorece os valores pagos aos produtores, encarece importantes insumos da atividade e também os combustíveis (que impactam sobre operações mecânicas e fretes). Os Projetos 1 e 2, apresentados abaixo e exemplificados na edição de maio da revista Hortifruti Brasil, representam duas fazendas que, na visão de consultores, tinham características de produção adequadas às novas realidades no controle do HLB (greening) e que negociam com a indústria.

Os aspectos que diferenciam essas fazendas frente a uma com modelo mais tradicional de produção são: a maior escala de produção, o maior adensamento, erradicação de plantas sintomáticas, replantio e um calendário de pulverizações e bordadura bastante intenso. Esse calendário de pulverização e atividades mais frequentes, por sua vez, influenciam as altas nos gastos com insumos e operações mecânicas/fretes calculados para a temporada 2021/22.

O Projeto 1 representa a produção de laranja na região centro-sul do estado de São Paulo, com cultivo em sequeiro e adensamento moderado. O Projeto 2 representa uma propriedade irrigada no norte do estado paulista e que tem adensamento maior.

Para conferir o resultado deste estudo, acesse a edição de maio da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
citricultura
citros
custos de produção na citricultura
Hortifruti Brasil
mercado de citros
reflexos da alta do dólar na citricultura