×
Março 31, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está o funcionamento das feiras livres no BR?
Feirantes devem seguir medidas de prevenção ao coronavírus

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está o funcionamento das feiras livres no BR? Ver fotos

Atualizada em 01/04/2020

Piracicaba, 31 – Devido às estratégias de isolamento social, a fim de conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19) no Brasil, a realização de feiras livres tem sido limitada ou até interrompida em algumas localidades brasileiras, embora haja amparo federal para que funcionem. Sendo um dos mais importantes meios de escoamento da produção local, a paralisação desta atividade pode prejudicar pequenos agricultores.

Conforme relatos à equipe Hortifruti/Cepea, as feiras estariam suspensas em algumas cidades dos estados de Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo. Neste último, devido à paralisação das atividades, a demanda por frutas e hortaliças em uma das feiras locais teria recuado 80% nos últimos dias, com muitos produtores registrando perdas de produtos, de acordo com uma das associações das feiras livres do ES. A solução, por ora, tem sido a comercialização via delivery, para evitar prejuízos ainda maiores.

Até o momento, a ocorrência deste tipo de comercialização não está proibida por decreto federal, sendo autorizada desde que os feirantes adotem medidas de prevenção, como intensificar ações de higienização, manter distância mínima de um metro entre as barracas, proibir o consumo de alimentos e bebidas no local, além de manter os alimentos embalados durante a exposição, como tem acontecido na capital paulista. Já no Rio de Janeiro (RJ), as feiras estão funcionando em semanas intercaladas, enquanto em Curitiba (PR), alguns feirantes atendem também via WhatsApp para delivery ou para retirada no local.

Em breve, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve divulgar um manual de normas e boas práticas para a comercialização em feiras livres durante a quarentena.

E na sua região, as feiras têm acontecido normalmente ou foram suspensas? Escreva para nós. Juntos, podemos manter o setor informado!

E-mail: hfbrasil@cepea.org.br
WhatsApp: (19) 99128-1144
Facebook: @revistahortifrutibrasil/ Twitter: @hfbrasil/ Instagram: @hfbrasil

Fonte: hfbrasil.org.br, G1 e prefeituras locais

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
comércio de frutas e hortaliças
coronavírus
covid-19
feiras livres
feiras são permitidas durante isolamento
funcionamento feiras livres
isolamento social
Mapa
quarentena