09/05/2019

HORTIFRUTI/CEPEA: Como empreender em pequenos mercados?

Entenda os principais desafios e oportunidades na produção de HF's

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Como empreender em pequenos mercados?Ver fotos

Piracicaba, 09 – Aventurar-se na produção de pequenas culturas traz consigo diversos desafios e oportunidades. Na teoria, maior acesso a informações agronômicas e mercadológicas e o aumento de iniciativas que fortaleçam e unam o setor seriam fatores cruciais ao fomento destes mercados. Mas, na prática, a realidade é outra – e este foi o tema da matéria de capa de abril, da revista Hortifruti Brasil, que analisou a dinâmica de produção de seis produtos: ameixa, mirtilo, pitaia, brócolis, couve-flor e berinjela.

Preocupados em fornecer alimentos de qualidade ao consumidor (cada vez mais exigente), os produtores precisam investir em técnicas eficientes de manejo e tratos culturais e estar atentos ao clima – um dos grandes desafios para se manter o nível da produção. Além disso, praticamente todos estes cultivos esbarram na dificuldade de acesso a conteúdos técnico, agronômico e econômico e também a defensivos adequados à cultura. A falta de defensivos registrados, principalmente para o controle de pragas, é um forte entrave à produção.

Já em termos de oportunidades, praticamente todos esses produtos são destinados, basicamente, ao mercado interno (com algumas opções de escoamento no setor industrial, em especial brócolis e couve-flor). Pensando nisso, estimular a criação de mais plantas industriais e parcerias com o varejo para os produtos frescos podem impulsionar o consumo destes produtos no Brasil.

Destacam-se também os crescentes aumentos dos fatores saudabilidade e sustentabilidade nas dietas, a valorização da produção local, a preferência por alimentos naturais e as mudanças nos estilos de vida (como o vegetarianismo ou veganismo) que devem colaborar – e muito – com o mercado de HF's. E, neste caso, os seis produtos analisados na edição de abril da revista Hortifruti Brasil podem ter espaço garantido nas cestas de compras nos próximos anos!

Para conferir o conteúdo completo, clique aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, desafios e oportunidades, Hortifruti Brasil, pequenas culturas de HF's, pequenos mercados, produção de horitfrútis, produção em pequena escala, saudabilidade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui