×
Cenoura
Junho 18, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Como diluir os riscos da sua cultura?
Diversificação das atividades está entre as alternativas

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como diluir os riscos da sua cultura? Ver fotos

Piracicaba, 18 – Os indicadores de custo de produção entre 2018 e 2019 voltaram a registrar altas, após pouca variação em 2017 – os dados apresentados no Especial Hortaliças 2019 consideram as últimas duas safras das culturas de tomate (Mogi Guaçu/SP, Caçador/SC e Goiânia/GO), cenoura (São Gotardo/ MG) e cebola (Lebon Régis/SC). Mas, por que é tão importante analisa-los?

De forma geral, é importante estudar os custos de produção de diferentes atividades, tendo em vista que muitos agricultores têm um portfólio diversificado, devido especialmente a questões técnicas, como rotação de cultura. Além disso, a diversificação de atividades permite que produtores tenham mais de uma safra no ano e a redução e/ou distribuição dos riscos, mesmo quando o ciclo de duas ou mais culturas ocorram em períodos próximos – como é o caso da produção de tomate e cebola em Santa Catarina.

Muitos agricultores catarinenses, tradicionalmente produtores apenas de tomate, vêm cultivando também cebola, o que se deve a alguns anos de margens estreitas com a tomaticultura. Embora a cebola ofereça um perfil de risco similar ao de tomate, o resultado com o bulbo nos últimos anos na região vem sendo mais positivo.

Quer saber quais os resultados observados no estudo? Confira o conteúdo completo, na edição de junho da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área
Cepea
custo de produção de cebola
custo de produção de cenoura
custo de produção de hortaliças
custo de produção de tomate
custos
diversificação de atividades
especial hortaliças
Hortifruti Brasil